Duvidas sobre Boquilha Ton Krisley A7

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
clguedes

Duvidas sobre Boquilha Ton Krisley A7

#1 Mensagempor clguedes » 10 Ago 2011 21:07

Pessoal,

Boa noite!!

Sou bem iniciante em matéria de sax, pois tenho o instrumento a apenas 3 meses e a 2 meses estou tendo aulas. Quer dizer, "muito" iniciante... :)
A pessoa que me vendeu o sax me passou uma boquilha de massa e uma de metal, Tom Krisley A7. No início, não conseguia tirar nada da boquilha de metal, mas de uns dias para cá estou conseguindo tocar com ela, apesar dela de vez em quando "apitar" comigo.

As dúvidas são:
- estes "apitos" são ainda da embocadura não estar muito boa para a boquilha? Ou pode ser outra coisa: palheta, posição da boquilha na boca, etc. Isso não acontece com a minha de massa...
- estou usando nela uma fibracell 1, e passei a usar na minha de massa uma java vandorem 1 1/2 ou 2, dependendo do momento. Qual seria a melhor palheta para estas boquilhas, principalmente a Ton Krisley que conheço pouco?
- o que vocês me dizem da Ton Krisley no geral: é boa, mediana, dá para tirar um som bacana.?? vamos as opiniões... devo investir mais tempo nela, ou não??

Um abraço a todos...

Sax Alto Conductor by Ivan Meyer
Boquilha A45JJ by Leonardo Fuks
Palheta Java Vandoren 1 1/2 - Fibracell Premium 1

kickhofel
Contato:

Re: Duvidas sobre Boquilha Ton Krisley A7

#2 Mensagempor kickhofel » 10 Ago 2011 21:21

Ola Gudes,

Sua Ton Krisley tem uma boa abertura, deveria funcionar bem com a fibracel, mas eu to achando que a N 1 pode ser macia demais.
de qualquer forma você está certo, os apitos em princípio são embocadura ainda, mas também têm total influência a compatibilidade de palheta com a boquilha assim como também se a posição da mesma não estiver correta.

Tem muita gente que "queima" a Ton Krisley, eu nunca toquei numa, mas meu professor tem uma A7 também de metal e gosta muito. (trocou uma IM por ela)

Eduardo Branco Kickhöfel
Tenor Weril Spectra/Otto Link New Vintage 8/Fibracell
Tenor música Steyr Austria
Flauta Transversal Gemeinhardt 2SP
Violão DiGiorgio série Guarani 1986
Teclado Yamaha PSS-140
Flauta doce Hohner
Pífaro YRF-21

Ev.tinti

#3 Mensagempor Ev.tinti » 29 Ago 2011 16:32

Olá!

Já tive uma ton krrisley 7, e realmente ela apita bastante... tanto é que só fiquei poucos dias com ela, muito difícil de dominá-la... não sei o que acontece, mas de todas boquilhas que eu já testei (metal e de massa), nenhuma apitou tanto como esta. FLW!!!

Everton Tinti
"Deus pode fazer além do que possa imaginar"

gustavocamargo84

#4 Mensagempor gustavocamargo84 » 16 Ago 2012 16:15

Ev.tinti escreveu:Olá!

Já tive uma ton krrisley 7, e realmente ela apita bastante... tanto é que só fiquei poucos dias com ela, muito difícil de dominá-la... não sei o que acontece, mas de todas boquilhas que eu já testei (metal e de massa), nenhuma apitou tanto como esta. FLW!!!

Ev.

Estou tendo esses problemas com a Ton Krisley A7 pro meu tenor, estou pensando em troca-la, ela esta apitando de mais, e nao estou conseguindo ter notas equilibradas, você me aconselha alguma que nao permita muito esses apitos ("sei que minha embocardura influencia muito, mas antes nao era assim") o que acha da Otto Link,

Obrigado!

Sax Tenor Jupter 567 - Boquilha Otto Link *7 c/ Fibracell
Sax Alto Weril Master - Boquilha Yamaha c/ Plasticover
Sax Soprano Arena - Boquilha Rico c/ Rico Royal 2 1/2

isaax

#5 Mensagempor isaax » 17 Ago 2012 14:52

faz aproximadamente 10 anos que possuo uma ton krisley no meu tenor. Há 6 meses mandei alterar sua abertura e hj ela está em aproximadamente 7,5. O que deve estar te atrapalhando é o fato de você ser iniciante e estar tocando em 2 boquilhas diferentes. Insista em uma até sua embocadura se firmar MESMO, OK?
A t.k. é de lua, elas não possuem uma fidelidade de produção, então 2 fabricadas em anos diferentes podem ser totalmente diferentes. Peça para alguém acostumado com boquilhas de metal para experimentar a sua e então veja no que dá.

gustavocamargo84

#6 Mensagempor gustavocamargo84 » 20 Ago 2012 01:59

isaax escreveu:faz aproximadamente 10 anos que possuo uma ton krisley no meu tenor. Há 6 meses mandei alterar sua abertura e hj ela está em aproximadamente 7,5. O que deve estar te atrapalhando é o fato de você ser iniciante e estar tocando em 2 boquilhas diferentes. Insista em uma até sua embocadura se firmar MESMO, OK?
A t.k. é de lua, elas não possuem uma fidelidade de produção, então 2 fabricadas em anos diferentes podem ser totalmente diferentes. Peça para alguém acostumado com boquilhas de metal para experimentar a sua e então veja no que dá.

Isaax

Toco a uns 8 anos , mas esse problema com a e com a t.k a um ano, nao estoumsatsfeito com ela como disse antes, êh difícil acertar uma palheta que file um som legal, você jau tocou com otto link no tenor? Eu keria um som mais aveludado que a t.k será que a otto me favorece isso?

isaax

#7 Mensagempor isaax » 21 Ago 2012 12:26

você tem 2 opções...
a otto link não vai te dar muito trabalho na adaptação e proporcionará um som mais escuro e encorpado sim
a segunda opção é mandar refacear sua boquilha em algum luthier que faça esse serviço.
Eu sempre me dei bem com a java, mas quando a minha boquilha era mais fechada usava fibracell/java ou plasticover, sem medo de ser feliz. Escolha 1 e insista, é você que domina seu instrumento e não o contrário.

gustavocamargo84

#8 Mensagempor gustavocamargo84 » 27 Ago 2012 14:38

isaax escreveu:você tem 2 opções...
a otto link não vai te dar muito trabalho na adaptação e proporcionará um som mais escuro e encorpado sim
a segunda opção é mandar refacear sua boquilha em algum luthier que faça esse serviço.
Eu sempre me dei bem com a java, mas quando a minha boquilha era mais fechada usava fibracell/java ou plasticover, sem medo de ser feliz. Escolha 1 e insista, é você que domina seu instrumento e não o contrário.

Isaax

Cara, troquei minha T.K por uma Otto Link, estou em outro planeta agora, a boquilha é outro nivel cara, muito mais facil de controlar o som, como você disse, nós que dominamos o instrumentos e não ao contrario, vlw ai pela dica já estava pendendo pela otto link, mesmo sem testa-la... mas estou contente com a aquisição.. só falta agora encontrar uma palheta que case legal, mas isso vai ser com o tempo...

Abraço..

Voltar para “Saxofone”