NOVA BOQUILHA - APITANDO

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
marcelovrs

NOVA BOQUILHA - APITANDO

#1 Mensagempor marcelovrs » 25 Fev 2007 18:04

Pessoal comprei uma nova boquilha (barkley jazz 7) para substituir minha antiga (yamaha 4c).
Gostei muito do som.
Eu usava 3 palhetas vandoren tradicional 2 ; plasticover 2,5 ; rico royal 2,5 (uso em dias alternados)

Na minha boquilha antiga eu preferia a vandoren, mas nao notava muita diferença, mas agora com a boquilha nova ela apita muito, já quando eu uso as 2,5 apita bem menos mas as vezes ainda apita.

vocês acham que o problema é na numeração da palheta e que eu deveria tentar uma 3 ou 3,5?

Ou vocês acham que é porquê tá na hora mesmo de trocar a palheta (já tá com cerca de 1 mes que eu tenho elas, sendo que a vandorem é a mais antiga) Obs: Quando toco com a boquilha antiga fica blz.

Ou vocês acham que é só adaptação mesmo, já que faz só uns 4 dias que estou usando esta boquilha?

Valeu galera. Aquele abraço.

Marcelo Sales

Sax Alto YAS 25

José Guilherme
Contato:

#2 Mensagempor José Guilherme » 26 Fev 2007 12:48

Marcelo, há quanto tempo você toca sax? se for iniciante e querer pegar uma 3 ou 3 1/2 vai te cansar muito o maxilar, mas muito mesmo, fora a força que irá fazer para sair som... deixe formar a embocadura primeiro...
você ja tentou uma vandoren java 2? ou 2 1/2?
Outra coisa que pode estar acontecendo é estar tensionando muito a embocadura...
Eu acho a barkley jazz dificil de apitar, ela tem um baffle alto, ajudando a isso nao acontecer... eu fiz um teste na minha e fiz uma rampa com durepox e baixei um pouco o baffle dela, ficou mais brilhante, resposta mais rápida, mas apita com mais facilidade... nao que esteja apitando, mas se eu quiser fazer apitar, é mole...

abraços,

Microfone Yoga c/ Fio.

isaaaaaaaaaac
Contato:

#3 Mensagempor isaaaaaaaaaac » 26 Fev 2007 18:49

fla ai véi, qnd comprei a minha, tava com problema um pouco menor, a minha não apitava tanto, só qnd eu jogava nos agudos, era facil desafinar, e nos graves e medio, o som que eu tirava nela, ficava tipo de fanho, ficava um som estranho, resolvi fikr umas semnas sem tocá-la, e fiquei pegando direto na minha antiga que era a do eagle mesmo, acho que foi 2 ou 3 semanas, depois qnd retornei a ela, que houve, krak que som que eu tirei, entre essas semana, pensei em até vendê-lá, hj já não flo nem brincando, porquê o som é muito bom, então, eu acho que é questão de adaptação, num do 1 mês, tu já vai tirando um som legalzão com ela, podes crer, mas persiste nela, num dexa a peteca cair não, blzz?!, fik na paz mano...

marcelovrs

#4 Mensagempor marcelovrs » 27 Fev 2007 22:34

Valeu pessoal pelas respostas...

Acho que o problema era de acostumar mesmo... Tou tocando já bem melhor com ela de vez em quando sai um apito, mas bem menos.

Ze Gui, sou iniciante mesmo, acho que vou seguir teu conselho e ficar na 2,5 mesmo. Vou ver se eu experimento a JAVA.

Grande abraço! :)

Marcelo Sales

Sax Alto YAS 25

José Guilherme
Contato:

#5 Mensagempor José Guilherme » 28 Fev 2007 21:01

E ai Marcelo, tente a 2 tb... abraços,

Sax Alto Arena By Ebano

Boquilha Barkley Jazz 7

Palheta Vandoren Java 2 1/2

Microfone Yoga c/ Fio.

gardner wesley

gardner wesley

#6 Mensagempor gardner wesley » 03 Mar 2007 22:48

oi acho que eu sou entre vcsz o mais novo em questão de esperiencia mas pelo pouco que sei eu acho é que sua embocadura estava acostumada a outra boqlha e geralmente quando muda-se a tendencia e você estranhar mas isso é normal e se resolve com bastante estudo de notas longas

abraços!!!!!!!!!1

oi eu sou um dos amantes de um belo jazz e como vocês apaixonado plo saxofone abraços a todos

Percival

#7 Mensagempor Percival » 04 Mar 2007 16:26

Penso que é necessário um tempo de adaptação, embocadura, coluna de ar, foco da coluna de ar, palhetas que casam com a boquilha...etc, tudo isto demanda tempo, paciêcia e desejo de ficar com a boquilha. Muitas vezes entramos numa paranóia que a boquilha é ruim e não tem jeito... começamos a ver defeito em qualquer lugar e se alguém diz para nós que a boquilha é ruim.... desfeito está o casamento......sequer damos o tempo necessário ao processo de adaptação.
Esta é a mina opinião..

Abraços

Percival
Sax tenor

Alex Freitas

#8 Mensagempor Alex Freitas » 04 Mar 2007 23:25

Percival escreveu:Penso que é necessário um tempo de adaptação, embocadura, coluna de ar, foco da coluna de ar, palhetas que casam com a boquilha...etc, tudo isto demanda tempo, paciêcia e desejo de ficar com a boquilha. Muitas vezes entramos numa paranóia que a boquilha é ruim e não tem jeito... começamos a ver defeito em qualquer lugar e se alguém diz para nós que a boquilha é ruim.... desfeito está o casamento......sequer damos o tempo necessário ao processo de adaptação.
Esta é a mina opinião..

Abraços

Concordo em gênero, número e gráu.

Abraços.

http://www.myspace.com/afsax
http://www.youtube.com/user/AFSAX
Alto Borgani Silver - Vandoren Java A35
Tenor Borgani Silver - Vandoren V5 T35
Clarineta Rossi Rosewood - Charles Bay
Flauta Muramatsu

Julio Cezar
Contato:

#9 Mensagempor Julio Cezar » 06 Mar 2007 09:31

Olá amigos do clube!!! Eu tb estou com uma barkley jaaz a pouco tempo, ela num tá apitando mais o som está saindo com muito vento, eu uso palheta fibracel medium nova será que é isso? porquê quando coloco a palheta antiga (uma plasticover 2) o som sai mais limpo. O que vocês mais experientes acham?

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE DEUS É FIEL.

(QUE DEUS ABENÇOE A TODOS)

caiosax2
Contato:

#10 Mensagempor caiosax2 » 06 Mar 2007 15:16

Julio Cezar escreveu:Olá amigos do clube!!! Eu tb estou com uma barkley jaaz a pouco tempo, ela num tá apitando mais o som está saindo com muito vento, eu uso palheta fibracel medium nova será que é isso? porquê quando coloco a palheta antiga (uma plasticover 2) o som sai mais limpo. O que vocês mais experientes acham?

Pelo que parece, a palheta está dura para você. Tente usar palhetas mais brandas.

Julio Cezar
Contato:

#11 Mensagempor Julio Cezar » 06 Mar 2007 15:57

Blz Caio? qual seriam as mais brandas?

ABRAÇOS!!!

caiosax2
Contato:

#12 Mensagempor caiosax2 » 06 Mar 2007 16:09

Eu não conheço muito da classificação da fibracell, quase todas as marcas de palheta usam números e não nomes. Mas a Fibracell e a La voz (se eu não me engano) usam uma classificação diferente.

Se você está usando uma uma Fibracell Medium, experimenta uma Medium Soft ou Soft. Se a plasticover 2 tá boa para você, procure palhetas com a mesma numeração (apesar que muda um pouco de marca para marca) ou equivalente (no caso das marcas que não usam numeração como as supracitadas).
Editado pela última vez por caiosax2 em 06 Mar 2007 21:26, em um total de 1 vez.

Julio Cezar
Contato:

#13 Mensagempor Julio Cezar » 06 Mar 2007 16:13

OK MEU QUERIDO!!! OBRGADO PELA GENTILEZA E RAPIDEZ NA RESPOSTA...

FICA NA PAZ DO SENHOR JESUS!!!

Voltar para “Saxofone”