Criação de arranjos para sax

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
moreno_1000

Criação de arranjos para sax

#1 Mensagempor moreno_1000 » 29 Ago 2008 11:36

Estudo saxofone em conservatório e em casa conseguindo tocar com partituras. Comecei a tocar em minha Igreja, porém a coletânea é cifrada, sendo que o teclado faz o solo (se esta é a palavra correta) e o sax faz somente arranjos (coloridos) e aí que preciso da ajuda dos experts daqui.
Pela coletânea nos tempos fortes sempre tem um acorde para o teclado e sei que tem alguma relação com os arpejos para o sax, pois se pego uma das notas do arpejo eu "encaixo" com o som do teclado, porém sei que não posso ficar mantendo este som até o próximo acorde, como no teclado, então gostaria de saber como posso criar estes arranjos utilizando os acordes que aparecem na coletânea, ou alguma sugestão de como utilizar estes acordes de alguma outra forma para acompanhar com o sax.
Desculpem se não expliquei direito e agradeço pela ajuda.

Obs.: As partes que toco hoje são somente algumas introduções ou algumas pequenas partes já definidas e escritas por outros saxofonista, mas não tenho contato com eles.
Toco saxofone alto.

Wellison

Re: Criação de arranjos para sax

#2 Mensagempor Wellison » 29 Ago 2008 23:19

Colega,

esses ärranjos"que voce menciona são pequenas improvisações sobre os acordes que o tecladista toca.

Para ficar legal voce tem de pegar as cifras com ele, transpor para o sax alto, tocando-as uma 3a. menor abaixo do tom original. Aí voce descobre o acorde e em cima dele pode criar um pequeno improviso, usando notas da escala a que ele pertence com variaçõs ritmicas inicialmente.

Quando as escalas/arpejos estiverem debaixo do dedo, voce pode criar pequenas ideias e realmente improvisar.

Um passo de cada vez e se vai ao longe com certeza, comece já a estudar e experimentar, mas CUIDADO!!! é um caminho sem volta para um mundo novo e cheio de possibilidades, basta ter disposição e desapego para entrar nele.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

moreno_1000

#3 Mensagempor moreno_1000 » 30 Ago 2008 00:17

Ok. Me deu o "caminho das pedras". Mas então eu não preciso ficar limitado somente ao arpejo? Posso utilizar toda a escala? Outra coisa: O acorde já está anotado para o teclado, então eu não posso simplesmente transpô-lo para o sax alto e daí ter definido a escala?

Ariel Renan

#4 Mensagempor Ariel Renan » 30 Ago 2008 10:22

Amigão vou te dar uma dica que você vai começar a tocar legal na igreja...

Pegue a tonalidade da música... por exemplo se o teclado estiver tocando em A (lá) você vai tocar uma terça menor abaixo, ou seja um TOM e UM SEMI-TOM abaixo... você vai tocar em F# (fá sustenido) no sax...

Decore essa escala no sax, você precisa toca-la de cabeça e sem erro... em cima disso você vai poder criar seus fraseados em cima disso... isso é o basicão para começar ok? comece a estudar as escalas maiores, menos, pentatonicas, pentablues, modos gregos, etc... e assim você vai ficar crack! hehehe

o importante é estudar pelo menos as escalas maiores, assim você vai conseguir tocar ok? abraço

Imagem

moreno_1000

#5 Mensagempor moreno_1000 » 30 Ago 2008 11:37

Ok. Obrigado!!!! Vou fazer conforme instruções.

Voltar para “Saxofone”