TECNICAS DE RESPIRAÇÃO PELO DIAFRAGAMA COMO FAZER?

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
guidosax

TECNICAS DE RESPIRAÇÃO PELO DIAFRAGAMA COMO FAZER?

#1 Mensagempor guidosax » 03 Fev 2009 16:03

Gostaria de saber tecnicamente falando, como consigo respirar pelo diagragma, ou melhor tecnicas que posso desenvolver com a ajuda dos Sr(as) muito mais experientes que eu, a respirar pelo diafragma, não estou falando de respiração circular ok e sim uma respiração continua pelo diafragma, sera que devo procurar auxilio medico especializado, por favor me ajudem ok, muito obrigado, Forte abraço a todos

O sucesso de sua meta depende unica e exclusivamente de sua determinação em alcançá-la

Edu Amaral

Re: TECNICAS DE RESPIRAÇÃO PELO DIAFRAGAMA COMO FAZER?

#2 Mensagempor Edu Amaral » 03 Fev 2009 21:01

OLa guilherme é complicado explicar com palavras mas irei fazer um video aind ahj e coloco aqui para download para você ter uma ideia de como funciona e como deve estudar e praticar isso OK.. Abraços Edu

EDY

#3 Mensagempor EDY » 03 Fev 2009 21:45

Guilherme

A respiração diafragmática ou abdominal deve ser sempre usada quando se toca instrumentos de sopro, ou mesmo sempre no dia-a-dia, por ser a mais "saudável". Usa-se o diafragma para inflar e desinflar os pulmões. O exemplo clássico é deitar-se e colocar um livro em cima da barriga e esse deve subir e abaixar com a respiração, não encha e não mexa o peito, somente a barriga. É o diafragma que vai fazer o serviço de impulsionar e expulsar o ar dos pulmões.
Meio complicado de explicar escrevendo, mas muito fácil de fazer.

Edy

guidosax

#4 Mensagempor guidosax » 04 Fev 2009 05:16

O fato amigos é que por causa desse maravilhoso site que passo os dias lendo, pasmem. aprendi a fazer embocadura sozinho, sem o auxilio do professor (vai ser uma surpresa para ele), sou leigo, iniciante e preciso de muita informação, por isso adoro esse site, ate pro amigo Jou ja mostrei o som da embocadura no tudel pelo skype, mas acontece que uma hora me falta o ar e ai como recuperá-lo atraves do diafragma, entendem? Se descobrir uma tecnica atraves de vocês vou ficar muito grato, pois imaginem a felicidade que estou por conseguir sozinho esse feito, Forte Abraço, e ficarei no aguardo do video Edu, valeu a força de vocês, como sempre prestativos e solidarios aos iniciantes desse maravilhoso instrumento.

O sucesso de sua meta depende unica e exclusivamente de sua determinação em alcançá-la

Edu Amaral

#5 Mensagempor Edu Amaral » 04 Fev 2009 19:42

coloco hj de madrugada amigo.. e assim como colocarei algusn estudos de respiração para qeu você aprenda amnter masi o ar no intrumento enao expeli-lo tão rapido. Abraços

DRCLAUDIONOR

#6 Mensagempor DRCLAUDIONOR » 04 Fev 2009 23:22

Olá moçada de plantão! Vou tentar em breves palavras esclarecer a anatomia toráxica e a fisiologia da respiração para que seja melhor compreedido o que chamamos de respiração diafragmática.O DIAFRÁGMA é um músculo extendido que separa o abdomem (barriga) do tórax onde está o PULMÃO.
Quando respiramos, fazemos isso de maneira automática e involuntáriamente, ou seja ninguém fica prestando atenção se está ou não respirando, certo? - Certo.

O PULMÃO para se encher de ar necessita se expandir, mas é limitado pelas costelas que protegem os NOBRES ORGÃOS que alí se encontram, PULMÃO, CORAÇÃO, E OS GRANDES VASOS DO CORAÇÃO.

Para a vida normal essa pouca expansão do PULMÃO limitada pelas costelas é normal e dá pro gasto, então para aumentar a capacidade de enchimento do PULMÃO nos valemos da técnica de EMPURRAMOS o DIAFRÁGMA para baixo, aumentando o espaço para o PULMÃO ENCHER MAIS, por isso, teremos mais ar. CORRETO? DEU para ENTENDER?

Essa manobra de empurrar o diafragma para baixo é realizada VOLUNTARIAMENTE, você está pensando para fazer.

A maneira mais objetiva de explicar como fazer, é RESPIRAR como se estivesse levando o AR para a BARRIGA, sem deixa-la frouxa, (estufada), deve-se sim, contrair a musculatura ao mesmo tempo que enchemos a barriga, ou seja ESTUFAR A BARRIGA CONTRAINDO a musculatura abdominal, é essa contração que será usada para empúrrar e controlar o ar usado para vibrar a palheta do sax.

Para espulsar o ar faça a FORÇA e o controle do volume que necessita, contraindo a musculatura do abdomem, (barriga), empurrando o ar, com isso você controla a pressão e a velocidade do ar emitido.

Para dar uma nota em estacato perfeito, pressione o ar dando um golpe seco, (contraindo rapidamente) o abdomem, como se estivesse "chupando a barriga", empurrando o diafragma para cima, liberando jatos de ar pela boca. é claro...

Essa maneira ou técnica de encher os PULMÕES para usar o ar soprando um instrumento é que chamamos de RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA, ou seja, aumentar o volume de ar nos pulmões na inspiração e usar a força do músculo diafrágmatico para controlar a saida do ar, expiração

Por um bom tempo fui informado que se devia fazer a INSPIRAÇÃO, (encher o pulmão) pelo NARIZ, aí fica muito complicado, até que li em métodos americanos que a INSPIRAÇÃO quando se toca um instumento deve ser pela boca, fica mais rápida a tomada de ar, eu que tenho problemas de rinite alérgica, tocar inspirando pelo nariz fica cruel.

Fica aí a minha contribuição, quase médica, e estou aguardando o link do Edu para aprender um pouco mais.

Saudações.
Claudionor.

"A qualidade vale muito mais que a quantidade"

Edu Amaral

#7 Mensagempor Edu Amaral » 05 Fev 2009 12:37

Simplemente brilhante e esclarescedora a explicação do Dr Claudionor..

parabens pela facilidade com que explicou sem mais nada a acrescentar : ) depsoi colcoo video ´so ilustrando o qeu foi dito

DRCLAUDIONOR

#8 Mensagempor DRCLAUDIONOR » 05 Fev 2009 13:09

Maravilha Edu, o forum é para trocarmos idéias e experiências,
O meu login é DRCLAUDIONOR, para tudo uso esse "apelido", mas aqui entre os amigos prefiro que me chamem de CLAUDIONOR, deixa o DR só para os momentos da atividade profissional.
Saudações pelo reaparecimento mais amiude no forum.
Claudionor.

"A qualidade vale muito mais que a quantidade"

lresendedias

#9 Mensagempor lresendedias » 05 Fev 2009 13:41

vocês ajudaram bastante para eslarecer algumas dúvidas minhas tb Claudionor e Edu, porquê eu tenho dificuldade de controlar a emissão do ar na boquilha as vezes acho que o ar acaba muito rápido e dificulta na afinação e execução de articulações. Seria legal mesmo se colocassem uns exercícios para exercitar essa parte vital da vida de um bom saxofonista.

Abs

Sax Alto VITO(YAS 23)
Barkley ARB #7
ARB #6
Beechler S7S
vandoren Java 2,5

CARLINHOS DA FLAUTA
Contato:

#10 Mensagempor CARLINHOS DA FLAUTA » 05 Fev 2009 20:53

Amigos, sempre que puderem, dêem uma passadinha na sala de flautas pois semnpre posto materiais que são de utilidade universalmente musical, ou seja, aplicáveis a todos os músicos ! Este assunto, por exemplo, já foi tratado em um tópico na sala citada ! Dêem uma olhadinha, ok ?

Abraços !

http://www.clubedosax.com.br/viewtopic.php?f=95&t=5788

"Como entender a flauta ? Simples ! Primeiro apenas ouça-a; em seguida, ouça com o coração."

CARLINHOS DA FLAUTA

guidosax

#11 Mensagempor guidosax » 06 Fev 2009 07:51

Grande Dr. Claudionor value a aula mas tambem quero a contribuição do nosso amigo Edu Amaral, to no aguardo, espero que esse post não seja apagado jamais, pois garanto que muita gente vai amar a explicação do Dr. claudionor. Por favor deixem esse topico permanente tem muita gente nova aqui. Muitissimo obrigado, vou deixar de ficar roxo por falta de ar kkkkk.
Forte Abraço, to te aguardando Edu sua colaboraçao é muito valiosa a todos nos junto com a do Dr. Claudionor.

Salvianosax
Contato:

#12 Mensagempor Salvianosax » 08 Fev 2010 00:47

Ola galera do forum belo tópico desculpem mecher nisto que ja fez aniverçario este tópico mas se o Edu ainda puder disponibilizar o video que ficou de postar eu e muitos ficaremos agredecidos pois sera de grande ajuda fik ai meu humilde pedido e se mais algum colega tiver dicas sobre o assunto posta ai para gente tb adiquir mais conhecimentos até+ e bons estudos.

Se te mostrares froxo na hora da peleja, pouca será sua força
Sax Alto conductor by Ivan Meyer
boquilha Yamaha 5c Palheta Vandorem Java 2
Sax Alto RCF Scavone
Boquilha JAF A7
Clarinete Selmer Bundy U.S.A

Voltar para “Saxofone”