Qual a melhor boquilha (e palheta) para um sax soprano Eagle

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
ismael.costa
Contato:

Qual a melhor boquilha (e palheta) para um sax soprano Eagle

#1 Mensagempor ismael.costa » 18 Fev 2009 21:08

Sei que é polêmica a discussão que envolve os sax chineses (muito embora Eagle seja vietnamita) mas tenho um soprano Eagle e uso a sua boquilha padrão com uma palheta 1,5. Não estou conseguindo acertar na embocadura, embora toque clarineta e um pouco de sax alto estou penando para acertar no soprano. Sei que o correto seria adquirir um sax melhor, mas como quero aprender, para depois pegar um instrumento melhor, gostaria que opinassem com relação à melhor boquilha e palheta para o instrumento. Como já disse não quero gastar muito dinheiro com boquilha, então uma Dukoff agora está fora de cogitação, quero algo barato, assim como o instrumento, mas que dê resultado para um iniciante ficar mais convicto! Parece-me que a Barkley (encontra-se facilmente no MercadoLivre) é boa, alguém confirma isso? E qual a palheta mais indicada para mIm? Não quero um som muito estridente e por outro lado também não quero muito doce, gostaria de um som vivo mas não exagerado (não sou músico, por isso não uso os termos correto para designar cada coisa). Agradeço imensamente a boa vontade de todos que me ajudarem nessa empreitada!!! Abraços!!!

Sax Alto Selmer Bundy II - boquilha Selmer C* (star) S80 - palheta Fibracell Premier 1,5

(...)Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (Mateus 22.37)

Henrimark

Re: Qual a melhor boquilha (e palheta) para um sax soprano Eagle

#2 Mensagempor Henrimark » 18 Fev 2009 21:16

Olá Ismael

o sax soprano é meio complicadinho, mas da minha experiência posso dizer o seguinte:

-palheta: com certeza a Rico Royal 1,5 ou 2.....é a melhor que tem pro soprano. Eu tenho também uma fibracel mas o som sai mais abafado....portanto, a Rico é barata e excelente;

-boquilha: se está começando, faça como eu, compre uma Barkley standart 7. Elas são boas mesmo. Apesar da numeração alta, ela tem uma abertura um pouco menor, logo você vai conseguir emitir o som com muito mais facilidade e ela é muito boa, pois tem som suave (não estridente) e principalmente para quem gosta de chorinho, cai perfeitamente bem....

Pode falar com o Walter França, que é quem as vende lá no ML que tenho certeza vai gostar..

Toco Violão
Toco Sax alto
Toco Sax soprano

ismael.costa
Contato:

#3 Mensagempor ismael.costa » 18 Fev 2009 21:24

Henri, primeiramente muitíssimo obrigado por responder. Uma coisa que notei, pode ser que estou errado (ou estou tocando muito mal mesmo) é que é difícil tirar a nota afinadinha, digo isso para iniciantes como eu, tento tocar uma música simples mas vejo que sai tudo desafinado, é normal ser mais difícil acertar a afinação no sax soprano?? É questão de praticar embocadura mesmo??? Grato novamente pela dica!!!

Sax Alto Selmer Bundy II - boquilha Selmer C* (star) S80 - palheta Fibracell Premier 1,5

(...)Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (Mateus 22.37)

Henrimark

#4 Mensagempor Henrimark » 18 Fev 2009 22:06

sim, é difícil tirar afinado.......por isso é mais fácil aprender iniciando pelo sax alto....

no soprano o sopro tem que ser constante e firme, quase ao contrário do alto que você toca relaxadamente....mas se você apertar um pouquinho a boca na palheta, já pode desafinar....

se você tiver um afinador, é interessante tocar nota a nota na frente dele para você sentir qual a melhor embocadura para cada nota e aí vai criando uma "memória" dela. Talvez por isso eu tenha até comentado da boquilha no início ser mais fechadinha, pois daí você emite o som com bastante facilidade e não se preocupa de ter que ficar apertando a palheta e desafinando....
se começar bem, depois vai ter menos dificuldade à medida em que for evoluindo e pegando boquilhas mais abertas...
treine notas longas que logo vai estar dominando mais esse bichinho....

Toco Violão
Toco Sax alto
Toco Sax soprano

ismael.costa
Contato:

#5 Mensagempor ismael.costa » 18 Fev 2009 22:19

Obrigado novamente Henri, vou comprar a barkley depois vou procurar uma boa escola para aprender a tocar o "bichinho". Grande abraço.

sergio bardari

#6 Mensagempor sergio bardari » 18 Fev 2009 22:40

Ismael

Vou te deixar com mais um pouco de dúvidas,rsrsrsr

Tenho um soprano Eagle e comprei uma Bari 66, que estou adorando, mando uma amostra do som dela neste gravação caseira.

Se gostar do timbre é mais uma opção para sua escolha.

Abraços
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

sergiobardari@terra.com.br

sergio bardari

#7 Mensagempor sergio bardari » 18 Fev 2009 22:41

Esqueci de dizer que a palhta é um fibracel premium 2

Henrimark

#8 Mensagempor Henrimark » 18 Fev 2009 23:19

Ismael

o Sérgio tem razão...a boquilha BARI é ótima para o soprano, e também a mais conhecida, mas custa o dobro da Barkley, cujo som é muito parecido com essa gravação bem bonita postada pelo sérgio. Viu o que se pode fazer com o sax, mesmo sendo ele chinês ?

Se tiver cacife (digo $$) manda ver na BARI 64 ou 66, senão volto a afirmar que estará muito bem servido pela Barkley (os outros modelos, tirando o standart, são de aberturas maiores ok?)

sucesso

Toco Violão
Toco Sax alto
Toco Sax soprano

Jaco Sampaio

#9 Mensagempor Jaco Sampaio » 18 Fev 2009 23:24

Oi Ismael,

Eu tenho um soprano Eagle 0302 e uso uma boquilha rico royal B5 com palheta fibracell soft. Não tenho problema nenhum com afinação e consigo emitir as notas com facilidade em toda a tessitura do sax.

Abração,

sergio bardari

#10 Mensagempor sergio bardari » 18 Fev 2009 23:51

Ismael

O Henri tem razão analise as suas possibilidades e decida, mais lembre-se que sua boquillha seja ela qual for o principal é você ou seja boquilha não toca sozinha,rrsrsrsr.

Experimente várias, o Jaco deu mais um opção interessante a Rico, porém escolha a que se sentir mais a voltade para tocar e que caiba no seu bolso.

Abraços

ismael.costa
Contato:

#11 Mensagempor ismael.costa » 18 Fev 2009 23:53

Pessoal, estou estudando com muito carinho as dicas de vocês, muito obrigado. Vou pesquisar mais sobre a Bari, não queria sair gastando muito dinheiro agora pois pretendo investir mais pesado em aulas, mas uma boa boquilha é fundamental. Com relação à Rico Royal tive o prazer de experimentá-la em um sax alto e achei-a muito boa.

Edu Amaral

#12 Mensagempor Edu Amaral » 19 Fev 2009 03:38

Ola amigo..

eu possuo um eagle cachimbo e uso nele uam boquilha Evolution david liebman . do Nroberto. nao e´cara e achei uam excelente boquilha no soprano. deixou meu sax com o timbre qeu curto. nem muito metalico e nem muito apagado..

depsoi coloco um video ou audio abraços du

Jaco Sampaio

#13 Mensagempor Jaco Sampaio » 19 Fev 2009 09:38

Olá Ismael,

As boquilhas rico são boquilhas de baixo custo, muita gente reclama delas, eu me adaptei bem com elas no soprano. Com alguns reais a mais, você pode compra uma Barkley que segundo a varios colegas do fórum é muito boa, converse com o Walter França. ele é representante da Barkley.

Abração,

ismael.costa
Contato:

#14 Mensagempor ismael.costa » 19 Fev 2009 22:39

Edu, estou vendo que muitas pessoas indicam a Barkley para o sax soprano Eagle, você a considera uma boa marca????

ismael.costa
Contato:

#15 Mensagempor ismael.costa » 19 Fev 2009 22:42

Jacó, achei o anúncio do Wagner no MercadoLivre, agradeço a dica!

Jaco Sampaio

#16 Mensagempor Jaco Sampaio » 20 Fev 2009 12:25

Oi Ismael,

É o Walter França, ele frequenta este fórum e é bastante conhecido aqui.

Abração,

Edu Amaral

#17 Mensagempor Edu Amaral » 20 Fev 2009 18:17

Ola Ismael td bem contigo?

Eu ja tive uma barkley que ganhei do fabricante.. é uma boa boquilha sim, um pouco menor que as que eu estava acostumado.. Troquei porquê experimentei esta Evolution e me adaptei e gostei mais do timbre .. a minha Barkley estava danado como abertura 5 sendo que era para ser uma uma 7, me desfiz dela.

http://www.easy-share.com/1903733738/2009-02-20 15-40-31.500.wmv

Neste link está o video onde estou tocando com o sax eagle e usando a evolution , o fiz para ti.., só cicar no link seguir os passos e baixar o video.. escolha DOWNLOAD GRATUITO espere os segundo passarem e clique no link.. GRande abraço escute o som , acredito que é a melhor maneira de falar .. com o som do sax rsrs Abraços edu

ismael.costa
Contato:

#18 Mensagempor ismael.costa » 20 Fev 2009 21:52

Som muito dez Edu, obrigado pelo vídeo.

Castelao
instrumento: sax soprano

Re: Qual a melhor boquilha (e palheta) para um sax soprano E

#19 Mensagempor Castelao » 20 Set 2013 14:02

Jaco Sampaio escreveu:Oi Ismael,

Eu tenho um soprano Eagle 0302 e uso uma boquilha rico royal B5 com palheta fibracell soft. Não tenho problema nenhum com afinação e consigo emitir as notas com facilidade em toda a tessitura do sax.

Abração,

Pessoal a boquilha original do Eagle SP não serve? Estou em apuros com ela as notas graves estão um desastre, usando uma palheta Vandorem 2,5 ta difícil.

Voltar para “Saxofone”