Diferença entre sax soprano reto e o curvo.

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
sergiorg

Diferença entre sax soprano reto e o curvo.

#1 Mensagempor sergiorg » 31 Dez 2009 17:45

Caros amigos:
Gostaria de saber quais as diferenças (se é que existem) entre um sax soprano reto e um sax soprano curvo.(Além de um ser reto e o outro curvo, é claro.rsrsrs)
Estou querendo comprar um, para tocar uns chorinhos ( isto é daqui ha uns 5 anos)rsrsrs, e estou vendo que há os dois modelos.
Feliz ano novo.
Obrigado.
Sergio.

SUMMERSAX
Contato:

Re: Diferença entre sax soprano reto e o curvo.

#2 Mensagempor SUMMERSAX » 04 Jan 2010 21:27

BOM VAI DO SEU GOSTO EU JA ACHO O SEGUINTE para CHORINHO O SOPRANO NÃO É UMA BOA IDEA ELE É UM INSTRUMENTO MAIS DIFICIL EMBOCADURA E NÃO É MUITO ENCORPADO O SOM DELE O SOM DELE É MAIS ESTRIDENTE
JA O SOPRANINO O CURVO É MELHOR POIS ELE E MAIS FACIO E TEM UM SOM LEGAL para TE ATENDER SUA EXPECTATIVAS MAIS ISSO VAI DE CADA UM EU COMECEI COM UM SAX RETO E HOJE JA TENHO UM RETO UM ALTO E UM TENOR E PRETENDO COMPRAR UM SOPRANINO para MIM A música E UMA COISA SEM EXPLICAÇÃO QUANTO MAIS você APRENDE MAIS você QUER SER

dui sax

#3 Mensagempor dui sax » 05 Jan 2010 00:54

Acho que o nossa amigo summersax fez uma pequena confusão...
O que o sergiorg quer saber é a diferença entre "soprano reto e "soprano curvo".
Na verdade os dois são exatamente o mesmo instrumento não existe diferença entre um e outro o som é exatamete o mesmo a embocadura tambem é a mesma, ou seja, tudo é igual. O que acontece é que a maioria das pessoas têm a impressão de que o soprano curvo tem um som mais bonito e com mais projeção, isso acontece devido o fato e a capana dele ficar virada para o nosso rosto o que faz com que ouçamos melhor o seu som. Eu tambem já ouvi falar que o soprano curvo tem uma tendencia ter um som um pouco mais suave que o reto, mas não sei se isso procede.
Mas acontece que muitas pessoas chamam erroneamete o soprano curvo de "SAX SOPRANINO", o que é um erro. Pois o sax sopranino é um sax ainda menor que o soprano ele é afinado em Eb e ele é reto (raramente se encontra curvo) e é muito dificil de se encotra-lo, um novo acho que só por encomenda, pois são muito poucas as empresas que fabricam ele, se não me engano a selmer fabrica o sopranino.

Nonato Galvão

#4 Mensagempor Nonato Galvão » 30 Abr 2010 16:57

kk.. quase saí na porrada com um vendedor numa loja de instrumentos... Perguntei para ele o preço do sax soprano curvo que estava na vitrine, e ele disse que só tinha o sopranino, que na verdade era o soprano curvo em sib.

Germano Neres
Contato:

#5 Mensagempor Germano Neres » 30 Abr 2010 21:10

pois é Nonato, as lojas andam anunciando ha um bom tempo ja soprano curvo como sopranino! que burros!! mas o amigo Dui disse tudo! é isso mesmo, exatamente o mesmo instrumento, a diferença é que no curvo, talvez, consigamos escutar melhor o som por a campana é para cima, mas vai de cada um, eu tenho o reto e gosto muito, o curvo eu tenho a impressão de ser um alto que tomou as pilulas encolhedoras do chapolin colorado! haha :D

Soul & Som
Sax Alto Jupiter JAS 567 GL
Boquilha Vandoren V5 A28
Boquilha Claude Lakey 7*3 Jazz
Sax Soprano Eagle SP502
Boquilha JAF S25
Sax Tenor Eagle ST 503
Boquilha Bari Esprit

rodrigo b l

#6 Mensagempor rodrigo b l » 02 Mai 2010 01:55

a poucos dias peguei um soprano curvo ,e digo é muito legal ,a diferença no timbre e na anatomia sim,posso dizer o legal é ter os dois ,pois dependendo da ocasiao um encaixa se melhor que o outro ,ex: procure o dave koz ,a musicas que ele usa o reto ,e outras o curvo ,outro ex é o leo gandelmanda mesma forma, analise com calma e boa sorte, o que posso dizer tinha receio mais hoje estou muito contente com os dois sopranos.

setup:sax alto eagle sa500 boq.norberto7
sax tenor eagle st807 boq otto link stm 7*
sax soprano eagle sp 502 boq yanagisawa 7 de metal
flauta tranversal armstrong 104

Montanholi

#7 Mensagempor Montanholi » 03 Mai 2010 23:46

Não sei na prática, mas pelo que já li,o som dos 2 é exatamente igual. Tenho sax alto e a pouco tempo comprei um soprano curvo, e achei o som dele muito bonito. Cheguei até a ficar alguns dias somente tocando nele e deixei o sax alto de lado.

isaaclima

#8 Mensagempor isaaclima » 31 Dez 2011 14:05

Amigão, eu possuo um soprano curvo e uso uma boquilha yanagisawa 7, que é um tanto difícil de encontrar no mercado. Eu gosto mt do som do meu soprano curvo, principalmente a primeira oitava onde o som é extremamente agradável de se ouvir. Já ouví falar que o soprano curvo possui uma facilidade maior para microfoná-lo, porém, acho que hoje em dia diande de tanta variedade de microfones que temos, creio que isso ja não é levado tanto em consideração.

Setup:
Eagle SP508 Curved Saxophone
Dukoff Miami Flórida D7 and Yanagisawa 7

Yamaha YFL 311 Transverse Flute

Paulo Giovani

#9 Mensagempor Paulo Giovani » 31 Dez 2011 16:02

Então vou por mais 'lenha na fogueira'. Na verdade o soprano curvo (ou 'cachimbo'), por suas particularidades físicas, acaba tendo o som mais aveludado que o reto. Quanto a impressão do curvo ter um som mais encorpado do que o reto, é impressão mesmo. Normalmente o reto tem o som mais volumoso e portanto mais encorpado. O problema é que as curvas do sax soprano curvo acabam 'matando' os harmônicos, tornando o som mais 'escuro'. É uma questão de Física, mais precisamente na área de Acústica. Quanto a não ser legal usar sax soprano em "chorinho", vai de cada um... Abraços!!!

isaaclima

#10 Mensagempor isaaclima » 31 Dez 2011 16:43

Esse realmente é um caso que sera "discutido" sempre. Curvo ou reto? toquemos os dois, colocaram o curvo no mercado para atender aqueles que procuram um soprano um pouco mais aveludado e menos estridente, ao meu ver.

Setup:
Eagle SP508 Curved Saxophone
Dukoff Miami Flórida D7 and Yanagisawa 7

Yamaha YFL 311 Transverse Flute

Paulo Giovani

#11 Mensagempor Paulo Giovani » 31 Dez 2011 17:48

isaaclima escreveu:Esse realmente é um caso que sera "discutido" sempre. Curvo ou reto? toquemos os dois, colocaram o curvo no mercado para atender aqueles que procuram um soprano um pouco mais aveludado e menos estridente, ao meu ver.

Na verdade o curvo tem a ver com quem esta acostumado com sax alto ou tenor. Alguns acham o posicionamento do soprano curvo mais "confortável" por assemelhar-se com o dos saxes cachimbos. O timbre diferenciado é um efeito colateral inesperado mesmo. Abraços!!!

Rafael Steinke
instrumento: Trompete

#12 Mensagempor Rafael Steinke » 02 Mai 2014 11:06

Pessoal, estou querendo comprar um soprano mas preciso de algumas opiniões de quem toca o instrumento. Tem muita diferença do reto para o curvo em relação à agilidade da digitação e cansaço do braço?
Obs.: Toco trompete a muitos anos, mas o braço não fica tão esticado como no soprano reto.

Desde já agradeço!

kmclinda
instrumento: sax soprano

#13 Mensagempor kmclinda » 02 Mai 2014 11:39

Rafael, bom dia!

O que tenho a dizer, já que toco o soprano curvo e já tive um soprano reto, mas este era muito ruim e vendi, é que o Soprano curvo tem digitação mais complexa do que o reto. Atenção: a digitação das notas é a mesma, mas o reto te dá mais conforto e velocidade na execução das notas, veja que se pode tocar até mesmo sem correia, o que 99% dos saxofonistas fazem. Já o curvo, você tem dificuldade na execução e em algumas passagens, pois estabilizá-lo sem a correia é coisa mesmo de mestres como o Dave Koz e o Leo Gandelman. Observe que o Dave Koz não utiliza somente o apoiador do polegar direito para suportar o sax, ele "agarra" o corpo do sax curvo com toda a palma da mão, mas também olha o tamanhozinho da mão dele e dedos curtos, já que ele é baixinho...rs...Para quem tem uma mão grande, eu por exemplo, já tentei abraçar com a palma da mão o sax, mas aí os dedos ficam muito longe das chaves e totalmente dobrados como uma garra, horrível para digitações rápidas, então o jeito é manter a correia e usar o apoiador do polegar. Isto tudo porquê no curvo as chaves inferiores do F, E, D e C graves ficam muito juntinhas em um espaço reduzido devido à curvatura da campana.
Bom, estão aí as minhas considerações para você que estava em dúvida neste quesito: digitação/execução.
Abraço a todos.

Wellington
Marido da Kenia

Sax Soprano curvo HOYDEN HSC-25JO
Barkley Hybrid Jazz 7
La Voz Medium

Sax Alto P.MAURIAT SYSTEM 76 2ª EDITION
Sax Alto Jupiter 567 Custom (envelhecido)
Ever-ton Full Pop Metal 7
Beechler Diamond S7s
La Voz Medium/Vandorem Java 2,5

Rafael Steinke

#14 Mensagempor Rafael Steinke » 02 Mai 2014 13:48

Olá Wellington!
Primeiramente, obrigado pela resposta. Mas então você prefere o reto apesar de ter um curvo? E usando a correia não fica melhor de manusear o curvo? Não sei se posso dizer que tenho uma mão grande, mas é um pouco acima da média...rsrsrs... mas em questão de cansaço, o reto não cansa mais o braço no caso de uma apresentação meio longa?

Obrigado pela atenção!

kmclinda
instrumento: sax soprano

#15 Mensagempor kmclinda » 02 Mai 2014 14:43

Rafael,

quando eu possuia um soprano reto da marca Condor, tocava com ele horas e horas e não me cansava, devido à leveza e porquê não usava correia, ou seja, tocava como o Kenny G, kkkkkkkk, considere: horas e horas e a postura dele sem usar correia e se mexendo para baixo, para cima, para os lados, etc...rs. Já o curvo, como tenho que usar correia, sinto cansaço no pescoço, ainda que seja um sax leve, e na postura, uma vez que o tudel exige uma postura como a do sax alto, ou próxima, o que não me permite, ao menos eu, me movimentar livremente como fazia no soprano reto, entende? Não há nada errado na minha postura, o cansaço que falo é se considerar o "horas e horas" em relação ao soprano reto. Tudo depende da adaptação de cada saxofonista, ok?
Quanto à opção pelo curvo: veio por uma oportunidade única em que um antigo membro deste fórum resolveu vendê-lo e ele "caiu" em minhas mãos...rs...apaixonei, ainda mais porquê me encontrava sem o soprano reto que foi vendido por uma ninharia após sofrer um acidente (antes, ele era até muito macio e de sonoridade bem agradável com uma dukoff d8, ainda que sendo um sax chinês).
Hoje, se eu tivesse opção de escolher: compraria um soprano reto da Yamaha série 400 ou um Jupiter série 700 (básicos, mas confiáveis), pois o soprano reto me daria mais versatilidade na execução da maioria das músicas que o timbre de um sax soprano permite.
Ah, e quanto ao cansaço do braço ao usar o soprano reto, isto você acostuma, todos acabam acostumando quando não se utiliza correia, principalmente que, esteticamente, é horroroso tocar sax soprano reto usando correia no pescoço.
Já o curvo, não tem jeito, pelo menos para mim, uso correia, e o cansaço vem mais no punho e nos tendões da mão direita que é grande (a mão) para um chaveamento tão pequeno e próximo à palma da mão.
Abraço,

Wellington

Sax Soprano curvo HOYDEN HSC-25JO
Barkley Hybrid Jazz 7
La Voz Medium

Sax Alto P.MAURIAT SYSTEM 76 2ª EDITION
Sax Alto Jupiter 567 Custom (envelhecido)
Ever-ton Full Pop Metal 7
Beechler Diamond S7s
La Voz Medium/Vandorem Java 2,5

Rafael Steinke

#16 Mensagempor Rafael Steinke » 02 Mai 2014 15:08

Wellington,
Mais uma vez obrigado pela ajuda, que foi muito útil para mim. Decidi comprar um reto mesmo. Além da sonoridade, que eu ouço de alguns profissionais e que me fizeram optar por soprano, a questão ergonomia conta muito para mim, que sou um pouco maior que a média...hehehe

Valeu pela força ;)

MrLeslima
instrumento: Saxofone

#17 Mensagempor MrLeslima » 24 Jul 2014 22:32

Boa noite pessoal..
Estou com esse dilema., vou comprar um soprano mas estou com muita duvida por nunca ter tocado em um curvo.
Definitivamente pessoal, existe diferença no som entre o reto e curvo?

Muito obrigado...

Saxofone alto Yamaha 23
Boquilha yanagisawa n°09
Saxofone tenor Custom
Boquilha ARB n°09
Flauta Transversal Eagle

Dudu Lima

MrLeslima
instrumento: Saxofone

#19 Mensagempor MrLeslima » 30 Jul 2014 00:39

Paulo, você poderia definir um pouco sobre essa diferença? Vantagens e desvantagens entre um e outro? Obrigadoo

Saxofone alto Yamaha 23
Boquilha yanagisawa n°09
Saxofone tenor Custom
Boquilha ARB n°09
Flauta Transversal Eagle

Dudu Lima

Paulo Giovani

#20 Mensagempor Paulo Giovani » 30 Jul 2014 14:28

Vou enumerá-los:
Sax soprano curvo: Timbre mais aveludado (pode ser alterado dependendo da boquilha); Microfonação que permite pegar o som da campana e do corpo do sax ao mesmo tempo; Ergonomia semelhante ao dos outros saxes, boa para quem esta acostumado ao alto e tenor.
Sax soprano reto: Timbre mais brilhante e encorpado (pode haver diferenças dependendo da boquilha); Ergonomia semelhante ao das clarinetes (para muitos, melhor do que a do curvo); Maior projeção do som; Menos resistência ao soprar; Tem um timbre mais uniforme em toda extensão (embora tenha muitos curvos que seguem essa regra, mas a grande maioria é de marcas boas); Afinação (é mais fácil achar um reto afinado do que um curvo, a menos que você adquira os de marcas boas).

sirlei

#21 Mensagempor sirlei » 12 Ago 2014 22:49

Tenho um reto, com dois tudéis, mais fiquei com um curvo por uma semana para testar no ano passado e não vi diferença no som, só que o curvo dá a sensação de ser mais claro o som mais devido a curvatura, mais na prática os dois são muito próximos. Ambos os sopranos são Yanagisawa, o reto é S880 e o curvo um SC800.

Um Abraço.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Flauta Buffet Crampon
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Tenor Super 20
Barítono B6

Paulo Giovani

#22 Mensagempor Paulo Giovani » 13 Ago 2014 19:38

sirlei escreveu:Tenho um reto, com dois tudéis, mais fiquei com um curvo por uma semana para testar no ano passado e não vi diferença no som, só que o curvo dá a sensação de ser mais claro o som mais devido a curvatura, mais na prática os dois são muito próximos. Ambos os sopranos são Yanagisawa, o reto é S880 e o curvo um SC800.

Um Abraço.

sirlei, será que a sensação de mais claridade no curvo não se deve a campana, devido ao formato do sax, estar mais direcionado ao ouvido de quem toca?
Muitas vezes não sentimos diferença porquê estamos concentrado tocando, além da nossa cavidade bucal entrar em ressonância com a frequência do som, mas quem ouve acaba percebendo... Abraços!!!

sirlei

#23 Mensagempor sirlei » 13 Ago 2014 22:38

Esse é justamente o ponto, o curvo ao tocarmos consegue-se ouvir melhor, ao meu ver é seu maior benefício, tanto que na época lembro que gravei um video com o celular mesmo, de comparação entre os dois, sax que eu estava na mão, usando a mesma boquilha e palheta, no áudio depois não notei nem diferença que possa ser significante. Pessoalmente entre os tipos de sopranos eu prefiro os retos com tudel reto, se for tudel fixo melhor ainda, só nunca toquei em um saxello, mais deve ser parecido com um reto com tudel curvo.

Um abraço.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Flauta Buffet Crampon
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Tenor Super 20
Barítono B6

Voltar para “Saxofone”