Preciso de ajuda para começar

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
vladiassis

Preciso de ajuda para começar

#1 Mensagempor vladiassis » 05 Jan 2010 13:18

Pessoal,

Comecei a procurar informações sobre o saxofone e achei vocês. Legal.
Muito bem, não conheço nada de música(só sei que existem as notas dó, ré, mi,...), mas gosto muito do som que o saxofone propicia. Alguém pode me orientar e /ou me mandar materiais sobre como iniciar a aprendizagem do instrumento (do tipo: como entender as notas no pentagrama e traduzir e fazer isso acontecer no sax).
Já li por aqui que quem quer aprender deve começar pelo sax alto, me parece uma boa sugestão para quem não conhece nada.
Bom como por aqui onde moro não conheço ninguém que conheça do assunto p me ajudar, vou contar com vocês para isso.
Obrigado.

EDY

Re: Preciso de ajuda para começar

#2 Mensagempor EDY » 05 Jan 2010 13:40

Seja bem vindo ao Clube do Sax.
Sobre música indico o livro "Teoria Elementar da Música" de Oswaldo Lacerda, um bom começo.
http://www.freenote.com.br/produto.asp? ... 636015B5PK

Sobre instrumentos, boquilhas, palhetas e técnicas, voce está no lugar certo, aqui dispomos de vastíssimo material sobre saxofone. Vá fazendo um tour por aí e em breve terá uma boa noção sobre o mundo do sax.

Edy

Fabio Ricardo Machado
Contato:

#3 Mensagempor Fabio Ricardo Machado » 05 Jan 2010 14:08

Seja bem vindo ao clube,

Partindo da sua informação, onde disse que de música apenas sabe da existência das notas do, re, mi ... também proponho o material contido neste tópico viewtopic.php?f=25&t=8668

Existem ótimos materiais como este por aqui mas estou sugerindo este em específico pois ao meu ver começa de onde você precisa começar.

Sem medo de errar, se estudar e aprender tudo o que tem neste material, buscando complementos sobre os assuntos abordados em outros milhares de materiais disponíveis tanto no clube do sax quanto na internet como um todo, estará bem colocado no que diz respeito a teoria de música.

Quanto ao fazer acontecer no sax, segue um link das posições das chaves para cada nota no sax, sem considerar os super agudos pois isso será assunto para o futuro, primeiro se preocupe com esta região apenas http://1.bp.blogspot.com/_TZkCUEAOZLw/R ... C2%A3o.JPG até procurei tabela de digitação aqui no clube mas como não achei rapidamente estou enviando esse link achado no google.

Não sou professor como vários por aqui são mas creio que, depois que tiver entendido e decorado as notas e os tempos, falando em teoria, e decorado as posições das notas no sax, poderemos falar em decorar escala maior em todos as tonalidades e menores nos três modos...

Espero ter ajudado,

Fábio Machado

Redescobrindo o saxofone

vladiassis

#4 Mensagempor vladiassis » 06 Jan 2010 23:26

Obrigado pessoal pelas dicas. Vou começar a beber um pouco da sabedoria de vocês, e ai quem sabe eu não aprendo.
Valeu mesmo.

guidosax

#5 Mensagempor guidosax » 08 Jan 2010 22:08

vladiassis escreveu:Pessoal,

Comecei a procurar informações sobre o saxofone e achei vocês. Legal.
Muito bem, não conheço nada de música(só sei que existem as notas dó, ré, mi,...), mas gosto muito do som que o saxofone propicia. Alguém pode me orientar e /ou me mandar materiais sobre como iniciar a aprendizagem do instrumento (do tipo: como entender as notas no pentagrama e traduzir e fazer isso acontecer no sax).
Já li por aqui que quem quer aprender deve começar pelo sax alto, me parece uma boa sugestão para quem não conhece nada.
Bom como por aqui onde moro não conheço ninguém que conheça do assunto p me ajudar, vou contar com vocês para isso.
Obrigado.

Amigo me passe um email que te forneço varios manuais ok, ai é só estudar, abraços

O sucesso de sua meta depende unica e exclusivamente de sua determinação em alcançá-la

angel_tata

#6 Mensagempor angel_tata » 20 Jan 2010 21:40

o
Aproveitando o tópico do colega, eu pretendo começar a tocar sax, mas passarei por uma cirurgia muito grave por conta de uma fratura na clavícula, mas isso é outra história. Eu vi um sax pequeno, bem levinho, mas esqueci o nome, alguém poderia me ajudar? :?:
Olhei vários sites, mas nenhum explicou qual era esse pequeno. e se vocês acham que eu consigo após uma cirurgia de recontrução de um pedaço da clavícula, enxerto e placa. :(
agradeço qquer informação :)

periclespaes
instrumento: Saxofone

#7 Mensagempor periclespaes » 20 Jan 2010 22:30

Seja bem vindo fico com a orientação do Edy e do Guido.....estou aqui na luta sozinho e ja caminhei legal comecei como você do zero e hoje com a juda do Guido e de tantos outros que seu começar a falar não paro mais......rs.........com força de vontade e dedicação voce consegue....hoje eu consigo pegar uma partitura e ler sem problemas e toco razoavelmente.........mais todo dia pelomenos uma hora de teoria e meia hora de sax ou as vezes ao contrario e tiro uma dia para nem olhar para teoria...rs ninguem merece.......rs...esse é o dia que eu brinco com o sax e fico inventando coisas como um improviso coisas desse tipo.............com certeza aqui você esta bem amparado.........é só falar ...grande abraço

ALTO American Wurlitzer Stencil Martin.
Boquilha Premiere by Hite 7 USA
Palheta Alexander Superial 2,0

http://www.bluesjazzcia.blogspot.com/

Júlio César Silva
Contato:

#8 Mensagempor Júlio César Silva » 20 Jan 2010 22:53

angel_tata escreveu:o
Aproveitando o tópico do colega, eu pretendo começar a tocar sax, mas passarei por uma cirurgia muito grave por conta de uma fratura na clavícula, mas isso é outra história. Eu vi um sax pequeno, bem levinho, mas esqueci o nome, alguém poderia me ajudar? :?:
Olhei vários sites, mas nenhum explicou qual era esse pequeno. e se vocês acham que eu consigo após uma cirurgia de recontrução de um pedaço da clavícula, enxerto e placa. :(
agradeço qquer informação :)

oi, seja bem-vinda :) você fala do sopranino curvo?
ImagemImagem

Júlio César

Sax alto Jupiter 565
Meyer NY 8m by Fuks
Palheta Vandoren v16 2 (saudades da Laz Voz)

Igreja Batista Nacional Diadema
Rua Yamagata, 265 - Jd. Takebe - Diadema - SP
Ter. às 20:00, Sex. às 19:30 e Dom. EBD às 17:00 e culto as 18:30

Edu Amaral

#9 Mensagempor Edu Amaral » 21 Jan 2010 02:21

Ola´Julio , deve ser este mesmo que a amiga se refere porem uma ressalva.. sopranino ,nao existe curvo ate´onde sei .. somente reto visto que é muito pequeno para aceitar curvatura , a foto que você coloca e´de um "soprano" curvo nao é ? se for nao tem problema é um erro comum
GRande abraço
Edu Amaral

Fabio Ricardo Machado
Contato:

#10 Mensagempor Fabio Ricardo Machado » 21 Jan 2010 09:28

periclespaes escreveu:Seja bem vindo fico com a orientação do Edy e do Guido.....estou aqui na luta sozinho e ja caminhei legal comecei como você do zero e hoje com a juda do Guido e de tantos outros que seu começar a falar não paro mais......rs.........com força de vontade e dedicação voce consegue....hoje eu consigo pegar uma partitura e ler sem problemas e toco razoavelmente.........mais todo dia pelomenos uma hora de teoria e meia hora de sax ou as vezes ao contrario e tiro uma dia para nem olhar para teoria...rs ninguem merece.......rs...esse é o dia que eu brinco com o sax e fico inventando coisas como um improviso coisas desse tipo.............com certeza aqui você esta bem amparado.........é só falar ...grande abraço

Algum problema com minha orientação :?: :?: :?: :?: :o :o :o :o

Redescobrindo o saxofone

Angelo Macedo
Contato:

#11 Mensagempor Angelo Macedo » 21 Jan 2010 09:43

guidosax escreveu:
Amigo me passe um email que te forneço varios manuais ok, ai é só estudar, abraços

OLá guidosax, também estou iniciando ae os meus estudos, será que tinha como você me passar o material tbm?? :D , to precisando de algumas partituras tbm, se estiver .. Obrigado !

Sax Alto Condor CSA-53
Boquilha JAF E20 / Boquilha Fuks A35 JJ
Palheta Vandoren Java 2.
Clarinete Eagle

guidosax

#12 Mensagempor guidosax » 21 Jan 2010 10:03

Angelo Macedo escreveu:
guidosax escreveu:

OLá guidosax, também estou iniciando ae os meus estudos, será que tinha como você me passar o material tbm?? :D , to precisando de algumas partituras tbm, se estiver .. Obrigado !

Claro posso passar sim sem duvidas, me add em gto59free@hotmail.com mas diga que é do CS senao nao aceito ok, tenho 10 hotmails fora gmail terra e uol, mas esse dai é exclusivo da galera de sax, la so tem saxofonista ok, te aguardo forte abraço

O sucesso de sua meta depende unica e exclusivamente de sua determinação em alcançá-la

periclespaes

#13 Mensagempor periclespaes » 21 Jan 2010 10:24

Fabio Ricardo Machado escreveu:
periclespaes escreveu:Seja bem vindo fico com a orientação do Edy e do Guido.....estou aqui na luta sozinho e ja caminhei legal comecei como você do zero e hoje com a juda do Guido e de tantos outros que seu começar a falar não paro mais......rs.........com força de vontade e dedicação voce consegue....hoje eu consigo pegar uma partitura e ler sem problemas e toco razoavelmente.........mais todo dia pelomenos uma hora de teoria e meia hora de sax ou as vezes ao contrario e tiro uma dia para nem olhar para teoria...rs ninguem merece.......rs...esse é o dia que eu brinco com o sax e fico inventando coisas como um improviso coisas desse tipo.............com certeza aqui você esta bem amparado.........é só falar ...grande abraço

Que isso Fabio sua opinião é grande valia eu apenas Citei o Guido e o Edy................não fique com Ciumes...rs..........TAMBEM FICO COM SUA OPINIÃO.................RS RS RS RS RS RS

Fabio Ricardo Machado
Contato:

#14 Mensagempor Fabio Ricardo Machado » 21 Jan 2010 12:13

periclespaes escreveu:
Fabio Ricardo Machado escreveu:

Que isso Fabio sua opinião é grande valia eu apenas Citei o Guido e o Edy................não fique com Ciumes...rs..........TAMBEM FICO COM SUA OPINIÃO.................RS RS RS RS RS RS

alegre alegre alegre alegre alegre Me sinto mais aliviado agora.... palmas palmas palmas palmas palmas

Ja tava achando que minha opnião não tinha valido nada... kkkkkkkkkkkkkk

To zuando.. escrevi mais para brincar contigo mesmo!

Grande abraço

Redescobrindo o saxofone

periclespaes

#15 Mensagempor periclespaes » 21 Jan 2010 12:33

Sei disso Fabio, o que me deixa super feliz aqui CS é esse tipo de brincadeira descontraida.........porquê ficar falando só de teoria af Maria.....grande abraço alegre alegre palmas palmas alegre alegre palmas palmas

Júlio César Silva
Contato:

#16 Mensagempor Júlio César Silva » 21 Jan 2010 13:33

Edu Amaral escreveu:Ola´Julio , deve ser este mesmo que a amiga se refere porem uma ressalva.. sopranino ,nao existe curvo ate´onde sei .. somente reto visto que é muito pequeno para aceitar curvatura , a foto que você coloca e´de um "soprano" curvo nao é ? se for nao tem problema é um erro comum
GRande abraço
Edu Amaral

oi Edu, agora fiquei na duvida, sempre pensava que existia tanto o reto qnto o curvo do soprano e sopranino, mas ja ouvi falar muito o contrario doq você falou, sopranino é curvo e soprano é reto, honestamente fiquei perdido :? , oq você me diz?

Júlio César

Sax alto Jupiter 565
Meyer NY 8m by Fuks

Homero

#17 Mensagempor Homero » 21 Jan 2010 14:25

Olá Julio

Alguns chamam o sax soprano curvo de "sopranino", mas é incorreto, são sax diferentes. O sax soprano pode ser reto ou curvo, e o sopranino idem.

Veja alguns formatos e afinações do sopranino e soprano aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sopranino_sax

Um abraço.

Homero

Sax alto: Jupiter 567
Boquilhas: Jupiter 4C, Jewell Performance, Tom Krisley A7
Palhetas: Vandoren 1/5 e 2/5
Clarinete: Yamaha YCL 250
Boquilha: Yamaha 4c. B45 by Fuks, Vandoren Crystal A1
Palhetas: Vandoren 1/5 e 2

Júlio César Silva
Contato:

#18 Mensagempor Júlio César Silva » 21 Jan 2010 20:23

Homero escreveu:Olá Julio

Alguns chamam o sax soprano curvo de "sopranino", mas é incorreto, são sax diferentes. O sax soprano pode ser reto ou curvo, e o sopranino idem.

Veja alguns formatos e afinações do sopranino e soprano aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Sopranino_sax

Um abraço.

Homero

a diferença é que o soprano é em Sib e o sopranino em Mib, mas tanto o soprano qnto o sopranino podem ser reto ou curvo, como falei?

Júlio César

Sax alto Jupiter 565
Meyer NY 8m by Fuks

guidosax

#19 Mensagempor guidosax » 22 Jan 2010 17:47

Sempre conheci o sax soprano como sax soprano reto e sax soprano curvo, me corrijam se estiver errado, mas sax soprano sopranino nunca vi, esse termo usado por alguns, sei nao, eu os conheço como reto e curvo apenas.

Voltar para “Saxofone”