Rampa para mudar a sonoridade da boquilha - tutorial

Sala destinada a discussão e troca de experiências sobre o reparo e Lutheria de sopros em gera, e afins, como boquilhas, palhetas, braçadeiras e etc...
Mensagem
Autor
dan_camsky

Rampa para mudar a sonoridade da boquilha - tutorial

#1 Mensagempor dan_camsky » 29 Abr 2009 18:43

Camaradas colegas:

A pedido do colega osmikahil, elaborei um tutorial sobre como confeccionar uma rampa para abrilhantar a sonoridade das boquilhas. Já havia um post do Nelsonmzovicz a respeito, apenas estou acrescentando alguns detalhes.
Elaborando uma Rampa para Abrilhantar a Sonoridade.ppt

Dan_stoievski
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

dan_camsky

Re: Rampa para mudar a sonoridade da boquilha - tutorial

#3 Mensagempor dan_camsky » 29 Abr 2009 20:15

Um exemplo do MOJO:

http://www.mojomouthpiecework.com/Photo ... fault.aspx

Uma que eu fiz:

Yamaha tenor FSP.jpg

Dan_stoievski
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

osmiguel

#4 Mensagempor osmiguel » 29 Abr 2009 22:04

Camarada Dan_Tostoi

Obrigado pela prestimosa atenção ao ao Partido palmas palmas palmas palmas

OsMi_Gorbashovisk

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

celo

#6 Mensagempor celo » 29 Abr 2009 22:32

Olá a todos: eu uso resina de dentista. É fácil usar e não gruda na boquilha. abraços a todos

sergio bardari

#7 Mensagempor sergio bardari » 29 Abr 2009 22:51

Dankovosk -sá

Parabéns pela matéria foi de grande ajuda.

Abraços

sergiobardari@terra.com.br

dan_camsky

#8 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 06:03

Camarada Edu:

Nesta da foto eu usei Durepoxi. A do MOJO tb foi feita da massa epoxi, mas nos EUA há uma versão na cor bronze que ele usou.

Camarada celo:
Pode especificar qual dar resinas odontológicas você usa? Há varias diferentes. A que você usa não gruda em boquilhas de qualquer material?

Dan_stoievski

celo

#9 Mensagempor celo » 30 Abr 2009 07:52

Olá Dan: é o acrílico auto polimerizante (pó + líquido). Faz-se uma "cama" com pedacinhos de filme de radiografia no local, põe o pó e logo em seguida algumas gotas do líquido (catalizador). Deixe a boquilha deitada com a rampa para cima. Depois de algumas horas é só dár uma batitinha ela sai no formato.
Eu fiz várias rampas em uma boquilha Otto Link, com vários angulos diferentes até chegar na melhor situação para o meu uso. O curioso é que depois de vários testes, cheguei a uma rampa que é exatamente a rampa da Guardala Crescent, esta última a minha atual boquilha.
Abraço a todos

dan_camsky

#10 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 08:09

camarada celo:

Tenho usado o acrílico auto-polimerizante e adere muito bem tanto em massa como em metal. Usando a película de filme como você sugere impede a aderência. você tentou untar com vaselina?
O problema que pode ocorrer ao usar o acrílico é dificludade em conseguir a forma desejda, já que o tempo de endurecimento é relativamente curto. Mas retrabalhando o material após a cura deve resolver o problema. O Durepóxi de cura lenta permite uma moldagem mais exata pelo longo tempo de cura. Mas ambos materiais são adequados, sem dúvida.

Dan_stoievsky

marden
Contato:

#11 Mensagempor marden » 30 Abr 2009 09:34

Parabéns camarada DanKolscovitz mais uma vez ajudando o nosso povo.Vem cá o raio de inclinação(ou o raio da inclinação hora raios)influencia muito no som?Falo isso porquê testei um spoiler da guardala na minha otto e ficou um "trem de doido"e não consigo fazer um de igual eficiencia.

A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.
Tenor SAI boq dukoff hollywood 7
Soprano gatemouth boquilha norberto cópia da selmer super session

dan_camsky

#12 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 09:47

camarada mardenin:

Cada conformação de rampa gera uma sonoridade diferente. O que você chama de raio de inclinação? O ângulo da inclinação?

Dan_stoievski

marden
Contato:

#13 Mensagempor marden » 30 Abr 2009 10:07

Sim o angulo ou o raio de inclinação da rampa.Ops fui claro?

A imaginação consola os homens do que não podem ser; o sentido de humor consola-os do que são.

marden
Contato:

#14 Mensagempor marden » 30 Abr 2009 10:12

A rampa que veio na guardala produziu um som maravilhoso,e eu não conseguí fazer uma que conseguisse ser tão boa.

dan_camsky

#15 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 10:36

Camarada mardenin:

É uma rampa removível e você testou em outra boquilha, é isso? Ou apenas você quer copiar a rampa da Guardala para obter sonoridade igual?
Se é o 1o caso, coloque a rampa que lhe agrada na boquilha que quer confeccionar uma igual. Marque com uma caneta de escrever em CDs nas laterais internas da boquilha o perfil da rampa. A seguir, faça uma rampa respeitando as marcações que fez nas laterais da boquilha com Durepoxi.
Se é o 2o caso, infelizmente a sonoridade depende de vários outros fatores além da rampa. Copiar a rampa da Guardala em outra boquilha com outros detalhes diferentes, produzirá uma sonoridade apenas parecida com a Guardala. Para obter uma sonoridade idêntica, só copiando todos os detalhes...

Dan_stoievski

marden
Contato:

#16 Mensagempor marden » 30 Abr 2009 10:53

É o primeiro caso,a rampa da guardala ficou demais na otto (na minha opinião)não quero a guardala ,quero a rampa da guardala na otto.Só que a rampa já não esta mais comigo tenho um molde dela de resina odontológica ,mas não nestamos conseguindo reproduzi-la,de qualquwer maneira obrigado pela atenção.

jovijr
instrumento: sax tenor Mark VI

#17 Mensagempor jovijr » 30 Abr 2009 13:54

Dan,
Se não houver isolamento a resina acrílica vai aderir-se à outra estrutura plástica. Se quiser que isso ocorra é bom dar uma lixadinha na superfície para que a aderência seja melhor.

Se você quiser mesmo que não ocorra a aderência é melhor utilizar um isolante, que pode ser a vaselina sólida ou o Celac, encontrado nas casas dentárias. Um frasco certamente durará para centenas de boquilhas.

Muito cuidado com o monômero (líquido) da resina porquê ele pode afetar as superfícies plásticas que encontrar pela frente. Mas isso você já deve ter aprendido no seu curso de protético...

Grande abraço,
Jovi

dan_camsky

#18 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 14:10

Obrigado pelas dicas, camarada jovinianin.

Dan_stoievski

osmiguel

#19 Mensagempor osmiguel » 30 Abr 2009 15:32

Eu de novo camarada Dan_stoievski

Fiz a gambiarrada, pelo seu tutorial usando por enqunto massa de calafetação.

Praticamente transformei a mihha boquilha em outra totalmente deferente. O timbre chega a ter ser brilhante demais, mas agora e só dar uns retoques para deixa-la do meu gosto. Outra coisa que eu notei, é a afinação, tambem mudou totalmente. Com a boquilha no tudel na posição normal, com essa mexida subiu de A par La# ou mais, tive que mudar a posição para fora do tudel uns 3mm. É normal isso?

Vou ver se consigo tirar fotos e gravar som antes e depois da fuchada.

Abs Leninicos

TENOR WERIL SPECTRA
VANDOREN T-20
PALHETAS: VARIAS

dan_camsky

#20 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 15:50

camarada osmikahil:

Isso que você observou é esperado. A posição de afinação da boquilha depende do volume de ar no interior da boquilha. Ao adicionar a massa, você diminuiu o volume de ar. Para compensar, o ponto de afinação será com a boquilha mais para fora do tudel, pois isso aumenta o volume de ar no interior da boquilha.

Dan_stoievski

celo

#21 Mensagempor celo » 30 Abr 2009 20:04

Caro Dan: é mais simples do que se imagina. Coloca o pó e logo após pinga as gotinhas do catalizador. Depois é só posicionar a boquilha com a mesa para cima na inclinação que desejar. Pronto, é só esperar secar e você tem a rampa no angulo desejado.

dan_camsky

#22 Mensagempor dan_camsky » 30 Abr 2009 20:13

camarada celo:

Desejando uma rampa de inclinação simples, realmente não há dificuldades com a sua técnica. Mas para fazer com 2 inclinações ou com step só retrabalhando após a cura do acrílico.

Dan_stoievski

celo

#23 Mensagempor celo » 30 Abr 2009 21:16

Olá Dan: não necessáriamente. Eu fiz com duas inclinações e cheguei no que desejava, o que resultou na aquisição da minha atual boquilha: a guardala crescent. Basta fazer a primeira rampa (não se coloca até a mesa) e depois de seca, faz a segunda inclinação sobre a primeira.
Aproveito para dar uma outra explicação ao Osmikahil. Na realidade o volume de ar se mantém o mesmo, que podemos traduzir em Vazão, pois temos o fluxo de ar dentro da boquilha. A equação da continuidade determina: A1 x V1 = A2 x V2, onde A = área da seção reta e V = velocidade, ou seja, a Vazão (desconsiderando as perdas por atrito) é constante. Se há uma diminuição da cavidade pela inserção da rampa, a consequência é o aumento da velocidade de tal forma a Vazão permanecer constante. Este aumento de velocidade (para uma mesma emissão do seu sopro em comparação com a situação anterior) faz a afinação subir, logo, a boquilha tem que ser posicionada um pouco mais para fora do tudel.
Por fim, existem alguns estudos sobre esta relação A x V considerando as perdas pelas curvas e cavidades das boquilhas. São outros parâmetros que ao serem considerados também alteram a afinação, mas não creio que seja o que aqui está sendo discutido, pois a única situação mudada foi a rampa.
Abraços a todos

dan_camsky

#24 Mensagempor dan_camsky » 01 Mai 2009 08:11

camarada celo:

São duas teorias diferentes para explicar o aumento da afinação. Segundo a que você colocou, a aumento da velocidade do ar causado pelo estreitamento da rampa adicional subiria a afinação. Mas esse mesmo efeito não causaria aumento da afinação entre dinâmicas diferentes? Ou seja, quando estamos tocando em ppp a velocidade do ar no interior do instrumento acredito ser significativamente menor do que quando tocamos em fff. E a afinação não se modifica significativamente. Será que o aumento de velocidade ao longo de 2-3cm gerado pelo estreitamento da rampa adicional justificaria a variação de afinação grande que percebemos?
A outra teoria, que me parece mais viável, diz que o volume de ar contido no interior da boquilha deve ser equivalente ao volume de ar no restante do cone, que é o saxofone, e que foi truncado no tudel. Ao inserirmos a rampa, estamos ocupando espaço que antes era preenchido pelo ar. Aí a afinação sobe, já que o cone virtual ficou menor. Para compensar temos que colocar a boquilha mais para fora o suficiente para aumentar o volume de ar equivalente ao volume da rampa acrescida.
Acho que o Fuks defende essa segunda idéia, mas vamos esperar ele se manifestar.

Abraço

Dan

celo

#25 Mensagempor celo » 01 Mai 2009 08:35

Caro Dan: em resposta a sua pergunta bastante confusa, digo sim. Mas, novamente não concordo com o que diz e prefiro não evoluir a discussão, pois não se trata crenças em teorias aceitas ou não, mas sim na física dos fluidos. Tem situações que não adianta ficar discutindo. Ou conhece e entende ou não. Deixa o Léo explicar tão logo ele possa, como você mesmo disse. Peço apenas que reflita quando se referiu na teoria que você acha mais viável....que transcrevo: o volume de ar contido no interior da boquilha deve ser equivalente ao volume de ar no restante do cone, que é o saxofone . Esta sua crença leva-me concluir que você se refere a um boquilhão, quase do tamanho do sax.
Abraços a todos.

dan_camsky

#26 Mensagempor dan_camsky » 01 Mai 2009 11:24

camarada celo:

Talvez eu não tenha sido suficientemente claro no meu post acima, supondo que você já tivesse lido algo a respeito. O sax tem a forma de um cone, só que é truncado ao nível do tudel. A parte que fica faltando e que seria o final do cone tem um volume facilmente calculável. É o volume desse pequeno cone que seria a continuação do sax caso fosse um cone perfeito que deve ser compensado pelo volume interno da boquilha. Pesquise a respeito que você encontrará na net - agora não me vem à memória nenhum site que eu tenha lido e possa recomendar.

Dan_stoievski

celo

#27 Mensagempor celo » 01 Mai 2009 11:42

Caro Dan: ok, fique com seus conceitos. Apenas sugiro que pesquise mais sobre movimentos dos fluidos. Grande abraço

dan_camsky

#28 Mensagempor dan_camsky » 01 Mai 2009 11:52

celo:

Os conceitos de dinâmica dos fluidos são aplicáveis ao fluxo de ar no interior do sax, mas pouco têm a ver com os conceitos de formação da onda sonora em um cone fechado, como é o caso do saxofone. Os conceitos são perfeitamente aplicáveis quando estudamos a resistência ao sopro das boquilhas, sem dúvida. Mas quanto à afinação, quase tudo o que li diz respeito à forma do cone e ao volume do pequeno cone truncado faltando no sax.
Só para constar, eu também cursei a cadeira de dinâmica dos fluidos.

Abraço

Dan

carlosluna

#29 Mensagempor carlosluna » 01 Mai 2009 11:55

A discussão está boa, mas só um comentário.
Tudo bem... A1xV2 = A2xV2, ok! Apenas tem um fato simples: na saida da campana o volume de ar nao é mais o mesmo da entrada devido às aberturas. Se voce fecha tudo entao o volume na saida da campana é o mesmo, senão varia e por isso a mudança de afinação.

Abraços

Alto Yamaha 62 - Boquilhas VANDOREN A55 e MEYER 8J
Tenor Yamaha 62 -Boquilha VANDOREN T75
Soprano Weril Supremo - Boquilha VANDOREN S35

dan_camsky

#30 Mensagempor dan_camsky » 01 Mai 2009 11:57

celo:

Lembrei de um ótimo site sobre a física do saxofone. Se tiver interesse: http://www.phys.unsw.edu.au/jw/saxacoustics.html

Dan

Voltar para “Lutheria e Técnicas de Reparo em Inst. Sopro”