sala com isolamento acústico para estudo de sax

Sala para tratar de temas técnicos de gravação, equipamentos de som, softwares de gravação e afins
Mensagem
Autor
Sogliani

sala com isolamento acústico para estudo de sax

#1 Mensagempor Sogliani » 22 Fev 2008 19:34

Caros Amigos:
Alguém tem alguma dica de material para isolarmos um pouco a acústica de uma sala ou quarto para tocarmos a vontade sem preocupação de estarmos encomodando os vizinhos?
Acredito que aqui, muitos têm o mesmo interesse e, seria bom se o material recomendado não tivesse um custo alto?
Alguém se abilita?
Obrigado, sogliani

junior cordeiro
Contato:

Re: sala com isolamento acústico para estudo de sax

#2 Mensagempor junior cordeiro » 11 Mai 2008 19:02

cara to precisando tambem, moro em apartamento, nem to podendo tocar direito...

Sax alto Selmer Prelude / boquilha Ducoff D9
Sax Sopranino Shelter / boquilha (procuro ducoff)
Sax Tenor Jupiter JTS-585 GL
Flauta transversal Jupiter YFL511

Johnny Mota
Contato:

#3 Mensagempor Johnny Mota » 12 Mai 2008 11:59

Já ouvi falar que caixa de ovo é bom...

Será?

Tom

#4 Mensagempor Tom » 12 Mai 2008 12:12

espuma(esponja) e casca de ovo

Tom

#5 Mensagempor Tom » 12 Mai 2008 12:14

opa ,caixa de ovo :!: kkkkkkkk

Tom

#6 Mensagempor Tom » 12 Mai 2008 12:17

´e um otimo isolante acustico

dan_camsky

#7 Mensagempor dan_camsky » 12 Mai 2008 13:30

Sogliani:

O seu objetivo é não incomodar os vizinhos pelo que entendi.

As paredes de tijolo atuam como isolante acústico. você deve se preocupar com as portas e janelas que, por serem pouco espessas e possuirem frestas, deixam sair o som. Existem janelas anti-ruido, com vidro duplo e vedação de frestas. Atenuam bastante o som, mas não são perfeitas e são caras. O uso de uma cortina grossa pode ajudar. Da mesma forma, uma tampa de espuma que se encaixe no vão da janela pode ajudar. você pode mandar fazer uma porta antiruido tb: é uma porta espessa, com borracha no marco e vedação de frestas. A porta também pode ser duplicada ( coloca-se uma segunda porta do outro lado do marco) com vedante na fresta de baixo e uma espuma que fique encaixada no vão entre as duas.

Se o seu objetivo é o conforto acústico, a peça você vai tocar deve possuir grande parte da superfície de material não reflexivo ao som: carpete no piso, cortinas, carpete ou espuma antireflexiva nas paredes (tipo caixa de ovos). As caixas de ovos não são bons isolantes acústicos, mas regulares superfícies antireflexivas - assim evitam um pouco o efeito de reverberção do som no ambiente.

Idependendo da região em que você mora, é quase certo que será necessário um condicionador de ar, sendo altamente recomendável um aparelho split, pois o aparelho tradicional abre mais um buraco na parede para a saída do som e que é de muito difícil vedação.

Saudações

Dan

gadimo
Contato:

#8 Mensagempor gadimo » 10 Jul 2008 23:43

na verdade a caixa de ovo é uma landa, não isola nada mesmo, tem algumas opções profissionais e caseiras que resolverm bem mais doque caixa de ovo, existe um material no mercado chamado SONEX , é um revestimento em placas que são colados na parede que funcionam perfeitamente, agora depende de quanto você esta podendo gastar, pode ser usado placas isopor nas paredes,o isopor é um bom isolante, voce pode usar também uma espuma fininha, aquelas que você compra por metro, creio que tenha 1 ou 2 cm de espessura, funciona perfeitamente tb, ou em ultimo caso carpetes, isso mesmo carpetes colado nas paredes resolve bem tb, vale lembrar que o carpete deve ser obrigatoriamente usado no chão em qualquer tipo de isolamento na parede, porquê o chão tb reflete o som, o outra coisa, sempre fazer a manutenção do carpete com aspirador de pó, porquê o carpete assim como a espuma retém poeira, se você sofre de alguma alergia respiratória tipo renite, sinusite, sempre deixar eles bem limpos, pelomenos uma vez por semana se passar o aspirador de pó, agora ja com o sonex ele não pega pó, porquê ele é impermeabilizado....

qualquer dúvida estamos aí ... hahah

gadimo
Contato:

#9 Mensagempor gadimo » 10 Jul 2008 23:47

vale lembrar que isso ajuda só, tem se colocar na parte interna da porta e se colocar tipo um borrachão onde ela fecha para ter total isolamento na porta, na janela é o mesmo caso tb, o som escapa pelas frestinhas tem que isolar bem

Wesley Passos

#10 Mensagempor Wesley Passos » 20 Jul 2008 11:30

O mito de que caixa de ovos “abafa” o som, sim, é verdade “abafa”, mas não isola, que é o problema em si. Caixa de ovo, isopor, isso que vocês citaram é para TRATAMENTO e não ISOLAMENTO. Para isolamento do som PRIMEIRAMENTE deve se construir paredes duplas, na porta faze-la dupla e vedala com borrachas. Ai sim depois disso vocês pensam em TRATAR o som, colocando as espumas, isopor, compensado, e até caixas de ovos (não muito recomendável).

Grande abraço a todos.

Sax Soprano Jupter JPS-547
Boquilhas: Guardala MBII
Dukoff D7 (Fuks) - Alto
Fibracel Premium 3[/b]

Wesley Passos. : http://www.youtube.com/watch?v=w8-cLOJ2LMA

thiago.brecci
instrumento: Sax Alto
Contato:

#11 Mensagempor thiago.brecci » 21 Jul 2008 08:03

Muito interessante e necessário, este post !

Mas uma coisa está me intrigando. Alguns de vocês já fez isso ??
Vocês já chegaram a mecher na estrutura da casa (ou acabamento) por causa da isolação do som do Sax ???

Eu também estou passando por estes problemas. toco todo dia das 17:00hs as 20:00hs apenas... para não atrapalhar o vizinho à assistir o "Jornal Nacional".
Estava pensando em cobrir toda a àrea da porta e da janela do meu quarto com um colchão (bem grosso). Será que adianta alguma coisa ?? Ou será que vale a pena mesmo investir numa nova "estrutura" do meu quarto ? Se falar que minha véinha me deserda !!!

ótimo tópico !

Obrigado galera !
Sax Soprano - SA 502 - Eagle -
Boquilha Barkey POP 8
Palhetas Vandoren 1/5-Vandoren Java 2/5

celo

#12 Mensagempor celo » 21 Jul 2008 22:19

Olá a todos: eu tenho atualmente um quarto isolado acusticamente. A matéria é complexa para o dimensionamento em termo de projeto. Envolvi-me muito neste assunto na época. O ideal é fazer como todos, ou seja, na tentativa. Existem apenas duas maneiras de isolamento:
1)absorção do som ==> para os sons médios / agudos ==> a famosa caixa de ovos, ou tapetes, ou sonex, ou qualquer coisa que tenha o formato parecido com a caixa de ovos, ou seja, cavidades e de preferência cavidades cônicas. O som ao ser emitido provoca ondas que "caminham" tendo o ar como meio (prefiro neste momento não entrar na teoria das ondas sonoras). Essas ondas ao chegarem nas cavidades, são amortecidas a ponto de se extinguirem. Mas isto só acontece com as ondas dos médios e agudos porquê têm amplitudes menores.
Materiais mais comuns: caixa de ovos, sonex, espuma, tapete, etc.

2)Bloqueio do som ==> para os sons médios / graves ==> as amplitudes das ondas sonoras destes sons são grandes e as cavidades “não conseguem” amortecê-las. A solução então é o bloqueio, ou seja, um material que não deixe as ondas passarem para o outro lado do ambiente. Apenas como referência, o melhor material é o chumbo. Evidente, ninguém vai forrar um quarto com chumbo.
Materiais mais comuns: vidro, borracha, eucatex, etc.

Por fim, vale destacar que esta separação teórica – absorção x bloqueio - é muito difícil de dimensionar. Daí eu ter dito no início que a melhor maneira é ir fazendo aos poucos. Eu, quando resolvi fazer, forrei o ambiente todo com borracha e sonex. O vizinho realmente nunca mais me escutou, e nem eu...risos....... nem eu escutava o som direito de tanta absorção que tinha. Solução: pendurei quadros para refletir internamente o som. Depois de várias tentativas, o ambiente ficou ótimo e o som não atrapalha mais os vizinhos.

Alguns estúdios resolvem isto com paredes falsas (elas de um lado tem material de absorção e de outro espelhados), ou com pequenos cubos ou cilindros forrados com tapetes e colocados estrategicamente próximos às caixas de som.

Soluções são as mais diversas possíveis. Os mais profissionais fazem paredes duplas com areia no meio, piso e paredes apoiadas sobre molas, paredes duplas de vidro, ambientes pendurados no teto, enfim uma infinidade de soluções, mas lembrando sempre a regrinha:
Absorção ==> médios / agudos
Bloqueio ==> médios / graves

abraços a todos

Thiago_Rocha

#13 Mensagempor Thiago_Rocha » 27 Out 2008 11:24

Wesley Passos escreveu:O mito de que caixa de ovos “abafa” o som, sim, é verdade “abafa”, mas não isola, que é o problema em si. Caixa de ovo, isopor, isso que vocês citaram é para TRATAMENTO e não ISOLAMENTO. Para isolamento do som PRIMEIRAMENTE deve se construir paredes duplas, na porta faze-la dupla e vedala com borrachas. Ai sim depois disso vocês pensam em TRATAR o som, colocando as espumas, isopor, compensado, e até caixas de ovos (não muito recomendável).

Grande abraço a todos.

Realmente, pesquisei muito sobre isso, caixa de ovo nao tem densidade para abafar som...O principio basico é este, densidade do material, paredes duplas e variação na densidade dos materiais (por ex: alvenaria, madeira, borracha, carpete... etc)...

Bom, depois de muito pesquisar, posso dizer que nao existe solucao para quem mora em ap... tudo que for feito vai apenas atenuar, principalmente se o condominio nao tiver nd de tratamento acustico... entao, se alguem pretende fazer paredes duplas de madeira com la de vidro por dentro e sonex por fora, tapete grosso no chao, etc ... vai gastar uma boa grana, porem nao vai solucionar...

conversei com um engenheiro que faz tratamentos acusticos, e ele disse que nao faz esse tipo de trabalho, prq o cliente nunca fica satisfeito (em outras palavras gasta uma fortuna para continuar ouvindo reclamacao de vizinho).

Eu recomendo uma cabine acustica, de testes audiometricos ... custa uns 2000, segura uns 50 dbs (as melhores) ... meu colega conhece um cara que compro uma cabine dessas, e toca tranquilamente... deve ser meio incomodo tocar dentro duma cabine...

enfim, eu moro em ap, a solucao que achei foi tocar na igreja, hehehehe... trago o instrumento pro trabalho e passo a noite la para treinar...é o jeito...

abraços

mc_menezes

#14 Mensagempor mc_menezes » 18 Fev 2009 23:21

Amigos
Vou fazer aqui no meu ap uma solução barata que um amigo que entende do assunto me indicou. De acordo com ele, a maior parte do som sai mesmo é pelas frestas, ou seja portas, janelas...Como o sax não é tão estridente assim, pelo menos aqui no prédio que moro ninguém ainda reclamou e só faço fechar a porta e janela do quarto...continuando, a solução é barata e parece que funciona, pois vi no consultório dele que é musicoterapeuta. Ele colocou um batente na porta e, se quiser, pode colocar a porta dupla também. No caixilho, a parte onde a porta vai ser encaixada, ele colocou uma espuma de borracha que se chama e.v.a, aquela que é usada para artezanato, viseiras, etc. e o resultado ficou muito bom. Vou fazer aqui em casa e se der certo aviso ao pessoal do Clube. abs

Bruno_Silva
Contato:

#15 Mensagempor Bruno_Silva » 24 Jun 2009 15:34

Lã de rocha, sei que funciona também. No entanto, como o problema de ap também o espaço interno rsrs sei que fica difícil arrumar um quarto só para isso. Esse amigo que comprou uma cabine de teste audiomátrico é o meu ex professor, também aqui do fórum, o Peres. Ele vai poder informar melhor sobre o caso, mas das poucas vezes que tive a oportunidade de usa-la eu não achei tão ruim, pelo contrário, nela ele põe um aparelho de som, seus instrumentos e ainda toca lá dentro rsrs

Abraços

E muito som para nós !

Alto Eagle
Hermes USA Massa ( Modificada)
Rico Jazz Select 02

MarceloAugustus

#16 Mensagempor MarceloAugustus » 02 Jul 2009 22:22

ok

Marcelo Augustus
"... sin amor yo nada seré..." I Co13:2
T: Handcraft, Otto Link NY 8, V16
Harmônicas: Hohner Special 20
Mics: JTS CX506, Shure Green Bullet

Bruno_Silva
Contato:

#17 Mensagempor Bruno_Silva » 02 Jul 2009 23:08

Galera, andei pesquisando por aqui e "fiz" um projetinho que acredito que muitos já devem ter pensado em fazer rsrsrsrs Depois de conversar com uma galera que manja do assunto, aperfeicoei e cheguei ao seguinte :

Faria uma micro-sala dentro de um quarto (Uma cabine praticamente) de 1,0 x 1,20 m ( é o espaço que daria aqui em casa. Faria num canto, então duas dessas paredes seriam as de concreto mesmo. Ai eu criaria mais duas paredes nessas medidas citadas de gesso carbonado, duplas, ou seja, colocaria uma, fixaria nelas um caibro de 10 cm e colocaria outra, para formar um colchão de ar. Entre elas, colocaria uma placa de lã de rocha de 5 cm fixada na primeira parede, forrando todo o seu interior. Então seria 5 cm de lã e 5 cm de ar, isso para isolar mesmo. Faria com 1,80m de altura, então teria que tampar tbm com gesso cartonado. Caso não for suficiente, é só forrar as outras paredes de concreto, fechando assim todas. Dentro dessa cabine, eu pretendo colocar sonex apenas em uma parede (onde eu apontaria o sax na hora de tocar) e no teto.

Acho que dá certo rsrs

Todos os materiais citados foram os mais baratos, acreditem. Mas daria para fazer de compensado, mdf e por ai vai....

Abraaço !

E muito som para nós !

Alto Eagle
Hermes USA Massa ( Modificada)
Rico Jazz Select 02

Edu Amaral

#18 Mensagempor Edu Amaral » 15 Ago 2009 00:59

Lembrando um detalhe qeu ninguem tocou .. caixas de ovos sao um local perfeito para reprodução de insetos do tipo . baratas etc.. ja vi um estudiozinho de uma escoal de música que possuia as ciaxas de ovos nas paredes.. atras delas virou ninho de tudo qeu era inseto .. por ser quentinha é o local ideal para eles.. eu nao colocaria nao .. optaria por espumas se o motivo foss somente cortas alguns decibeis e realmente isolar a slaa se o motivo for gravação.

adamis level7

#19 Mensagempor adamis level7 » 06 Out 2010 22:49

E facil, eu tenho um projetinho que pode ajudar muito, com madeira mdf num espaco de 1,5m de largura e de 180 altura, toda forrada com espuma acustica sonex e o chao isolado com placas acustica você pode colocar em qualquer local de sua casa e nao fica muito cara.

Nino SAX
Contato:

#20 Mensagempor Nino SAX » 02 Nov 2010 15:02

Adans Level...

Manda ai seu projeto de mdf...meu e-mail é nino.nv@hotmail.com

Valeu...

Celso Werneck

#21 Mensagempor Celso Werneck » 02 Nov 2010 23:46

Observei que um isolamento acústico que fizeram no teto de uma igreja localizada no meu bairro atenuou muito a barulheira provocada pelo berreiro e som instrumental. Foram utilizados painéis de forro tipo sanduiche de isopor (#100mm) e chapas de pvc.

TENOR ARIA(véião)- BARÍTONO PAN-AMERICAN(1929)- CLARONE CONTRAALTO SELMER PARIS

"O suficiente é a abundância dos sábios"

xandekamura

#22 Mensagempor xandekamura » 08 Jan 2011 09:30

Aqui tambem é complicado, pois moro em apartamento,

Infelizmente tambem como chego um pouco tarde a unica solucao que achei foi ....o carro...rs.... ligo o ar condicionado, fecho tudo e mando bala....nunca ninguem reclamou.....!!!....abracos.... palmas

Sax Alto Yamaha YAS23
Boquilha Selmer S80 C*
Boquilha Barkely Jazz 7

ThiagoICA

#23 Mensagempor ThiagoICA » 17 Jul 2011 02:53

Eu toco clarinete a 10 anos e Oboé a 4... que virou meu instrumento principal na verdade

Soh agora, resolvi comprar um sax soprano, so por diversao msmo, sempre gostei muito de tocar sax dos meus colegas e talz, mas nunca tive um para mim

Tambem moro em apartamento a varios anos, e nunca usei isolamento nenhum, os vizinhos assim, reclamar nunca reclamaram, mas eu sei que da para ouvir ateh alguns andares para cima ou para baixo do meu

Se você tem disponibilidade de tempo, é so n tocar ateh dps das 10 da noite e nem muito cedo tbm, que ngm pode falar nda, e n tocar tão alto tbm neh...

Agora, se é algm que chega em casa dps da 10 da noite, o jeto é ter um comodo com isolamento acustico....

Tem um amigo meu que toca profissionalmente todos os tipos de sax, e ele as vezes estuda ateh de madrugada, mas num comodo, parecido com um estudio de gravação, aonde nao se da para ouvir praticamente nda para fora dele

Setup:
Sax Soprano Curvo Hoyden
Boq Bari 68 + Abraç Bari + Palheta Vand Java Nº3

Clarinete Amati Kraslice ACL 311
Boq Vand Profile B45 Lira + Fio de Nylon + Palhera Rico Nº3

Oboé Patricola PT-SC1
Palheta Alemã

Email: thiago.ica@hotmail.com

Voltar para “Área Técnica”