Dúvida Sapatilha de Sax Alto

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
Biou

Dúvida Sapatilha de Sax Alto

#1 Mensagem por Biou » 07 Jan 2013 20:22

Boa Noite! Tenho um Sax Alto Yamaha que precisa trocar algumas sapatilhas, se eu trocar somente algumassapatilhas e vez desapatilhamento completo dá certo? Quais marcas ou tipos Sapatilhas duram bastantes, desde que seja com ressonador de metal? Vi uma Sapatilha na Internet neste link: http://www.musicbusiness.com.br/#!sapatilhas. O que vcssabem ou acham dela?

Obrigado.

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

Re: Dúvida Sapatilha de Sax Alto

#2 Mensagem por F.O.X. » 07 Jan 2013 20:31

Biou, sinceramente não saberia lhe responder sobre a troca "parcial" das sapatilhas.

A meu ver, existiriam, alem dos danos "maiores" como uma fenda ou rasgo na sapatilha, outros problemas "menores", como o descolamento e principalmente, o ressecamento.

Acredito que o ressecamento iria comprometer todas elas, de forma bem semelhante.

Tambem penso que o ressapatilhamento necessitaria a desmontagem do sax, que a meu ver, deve ser algo que tome bastante tempo.

Não se se haveria diferença no valor de um ressapatilhamento "parcial" ou da troca completa, por exemplo, na mão de obra.

E não imagino que exista uma diferença enorme de valor em "poupar" algumas sapatilhas.

Acho mais vantagem, se for ressapatilhar, trocar tudo de uma vez.

Sobre o material, lembro-me que o Celo e o Joubert falavam que as sapatilhas de metal tornam o som mais "brilhante".

O que já é uma caracteritica dos saxofones da Yamaha. e que talvez por isso, tenham optado por plastico.

eventualmente, usar sapatilhas metalicas deixe o som "ofuscante" de tanto brilho...

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

F.O.X.

#3 Mensagem por F.O.X. » 08 Jan 2013 10:29

Outra coisa:

Acho que essas sapatilhas que a a Yamaha usa nos saxofones dela são impermeáveis.

Sinceramente, não sei lhe informar se essas sapatilhas do link tambem são impermeáveis ou o que indicaria essa caracteristica nelas.

Penso que talvez isso permita uma durabilidade maior ao longo do tempo e ao uso.

Wellison

#4 Mensagem por Wellison » 08 Jan 2013 14:13

As sapatilhas do link são doluthie Zé Augusto que vende para quas todos os bons luthies do Brasil.

São de excelente qualidade e durabilidade.

Se o problema for em algumas sapatilhas somente, é melhor trocar apenas elas, porquê voce não precisa desmontar o sax e sapatilhar tudo.

Fica mais barato, é mais rápido e resolve.

Dê preferência para sapatilhas no mesmo estilo e se possível demarca bem parecida, inclusive espessura e material.

Já ouvi falar de luthies que adoram sapatilhar o instrumento interiro por conta de 2 ou 3 sapatilhas com problemas, isso é errado, anti-ético e enganação. Cuidado!

Uma avaliação segura deve ser feita por um bom luthie de confiança.

Boa sorte,

Wellison

Setup: Selmer Mark VI tenor, ottolink florida NO USA 8* metal, abraçadeira winslow, palhetas alexander Superial 2 1/2. Aulas presenciais ou on line de sax via skype, contato: wellmol@terra.com.br
AULA EXPERIMENTAL GRATUITA

Paulo Giovani

#5 Mensagem por Paulo Giovani » 08 Jan 2013 14:52

Os ressonadores de metais é para deixar o som mais brilhante mesmo e às vezes você acaba tendo que contrabalancear com uma boquilha de características mais aveludados quando o brilho fica exagerado. A Yamaha optou por reverberador de plástico porquê seus saxes possuem um timbre brilhante, devido a liga metálica usada, e acaba sendo até um pouco irritante. Os reverberadores de plásticos acabam 'aveludando' um pouco o som tirando o excesso de brilho!

F.O.X.

#6 Mensagem por F.O.X. » 08 Jan 2013 17:20

Grande Welligton!!!!!!!

Puxa vida...que vergonha...pelo visto, o correto era exatamente o oposto do que imaginava... :oops:

Obrigado pelas correções!!!!!

Tambem lhe agradeço pelas informações sobre as sapatilhas! (reverencia)

Grande abraço e obrigado novamente!!!!!

sirlei

#7 Mensagem por sirlei » 08 Jan 2013 18:43

Essa questão do material do ressonador da sapatilha é controverso.
Tem muita gente boa que diz que o material não importa em si, mais o que vai mandar é o formato e o tamanho da mesma, é parecido com aquele papo que tudel de prata ou de bonze dá um som diferente, ou melhora a projeção.
A cada dia que passa eu tenho achado também que o que manda mesmo é a forma e o formato de que as coisas são feitas, e não do que elas são feitas, mais isso é opinião minha, porém acredito que mesmo que não seja o determinante final, o material deva ter alguma influência no som.

Um Abraço.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

xandekamura

#8 Mensagem por xandekamura » 27 Abr 2013 21:40

Oi pessoal...uma duvida...quando sei que esta na hora de troxar minhas sapatilhas?Teria algum luthier bom em SP capital para me indicarem? desculpa a pergunta poos nao manjo muito de manutencao...obrigadoo

Sax Alto Yamaha YAS23
Boquilha Selmer S80 C*
Boquilha Barkely Jazz 7

LuthierdeSaxofone
instrumento: Saxofone
Localização: Av. José Barbosa de Siqueira, 1176 - Osasco - S.Paulo
Contato:

#9 Mensagem por LuthierdeSaxofone » 07 Abr 2019 18:11

Ola, Pessoal apesar de eu estar respondendo muito tempo depois.

Sou Luthier apenas em saxofone, sou da cidade de Osasco, e faço sapatilhamento de sax.

Se quiserem conhecer um pouco mais sobre meu trabalho segue meu site https://luthierdesaxofone.com.br

Meu Whatsapp é 11 2626-0598 (não tem 9 na frente).

Uso Sapatilhas JGG e MJ que são boas e nacionais.

Recebo mensalmente saxofone do Brasil todo para sapatilhar. aguardo o contato de vocês.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico