Amigos, dúvidas quanto a tocar sozinho.

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
gjmenoni
instrumento: Sax

Amigos, dúvidas quanto a tocar sozinho.

#1 Mensagem por gjmenoni » 06 Fev 2017 03:44

Olá, amigos.
Estou voltando a tocar saxofone após um longo tempo parado. Já possuo alguma familiaridade com o instrumento, sei todas as digitações e também sei ler partitura de uma maneira razoável.

Como as aulas em minha cidade são muito caras e não tenho como pagá-las, quero aprender a tocar sozinho o instrumento.

Tenho aqui em casa o método do Amadeu Russo, mas gostaria de sugestões de vocês por onde devo começar. Quanto tempo devo ensaiar por dia, o que eu devo estudar, qual método seguir, etc.

Agradeço a vocês por qualquer ajuda que possam me oferecer.

Atenciosamente,

Gabriel. (reverencia)

renattolopes
instrumento: Saxofone Soprano

Re: Amigos, dúvidas quanto a tocar sozinho.

#2 Mensagem por renattolopes » 09 Fev 2017 09:49

Bom dia, gjmenoni. Seja bem-vindo ao fórum. Temos uma história bem parecida. Aprendi a tocar com 12 anos, e encostei o saxofone quando comecei a trabalhar e estudar. Agora, depois de alguns anos, quando terminei a faculdade e tenho mais tempo, decidi voltar a tocar. Comprei um saxofone em dezembro e tenho estudado um pouquinho a cada dia. Esse é um princípio que todo músico deveria ter: nunca passar mais de um dia sem estudar. Melhor estudar 1 horinha por dia do que estudar 4 horas em um, e ficar 3 sem tocar seu instrumento.

Bem, também estou sem professor, e estou desenvolvendo um trabalho na "raça". Tenho estudado:
+notas longas - embocadura, coluna de ar, afinação, flexibilidade, intervalos, abertura da garganta e projeção sonora.
+escalas, arpejos, acordes e campo harmônico - por enquanto somente maiores e menores, mas esse tema é amplo demais. acho até que esse estudo nunca deve cessar na vida de todo músico.
+percepção musical e repertório - aqui eu estudo músicas que eu gosto, mas sem partituras. Coloco a música para tocar e tento acompanhar. Depois que tenho a melodia na cabeça, aí eu vou para o play-back. Já consegui finalizar Malibu Dreams do Kenny G e Right By Your Side do Dave Koz. As partes de improvisos não estão 100%, mas estão bem legais já.

Os métodos que estou usando:
+Estudos de Escalas - Técnicas de Saxofone - Joseph Viola
+Rubank Method - Intermediate Saxofone
+Ramon Ricker - Estudo de Acordes Completo para Saxofone
+Amadeu Russo e uma parte do H. Klosé

tenho todos esses métodos em PDF. Encontrei andando pela internet. Caso queira, só falar seu email.

Ah, evidentemente que não dá para estudar tudo isso em um único dia. então eu comprei um caderninho; um agenda na verdade. lá eu faço uma programação do que vou estudar dia a dia. anoto o método, a página, a lição, a velocidade do metrônomo e o resultado - se consegui desenvolver bem ou não - enfim, para ter algum controle. Assim consigo ter uma cronograma de estudo semanal e não deixar de estudar alguma coisa ou mesmo estudar mais um tópico do que outro.

Tenho vontade de estudar outras coisas, como outros estilos musicais, por exemplo. E mais para frente pretendo estudar improvisação, mas aí acho que vou precisar de um professor. Mas vamos melhorando com o tempo.

bem, se precisar que lhe envie o métodos, estou a disposição. e boa sorte.

"A música é uma arte que encanta e deixa a alma tranquila e leve" - Adelmar marques marinho

Soprano P. Mauriat 76 II
Mouthpiece Jody Jazz HR 6*
Ligature BG Super Revelation
Reed Frederick Hemke 2,5

Violão Hofma HMF 240

gjmenoni

#3 Mensagem por gjmenoni » 13 Fev 2017 14:57

renatto, meu amigo tudo bem?
muito obrigado pelo teu contato!
fiquei muito feliz com a tua resposta e certamente me motivaste bastante. eu tinha uma opinião de que seria impossível tocar sozinho, mas hoje com a internet tudo é possível.

eu tenho apenas o método do amadeu russo e estou utilizando somente este, mas aceito qualquer material sim. serei eternamente grato.
estou seguindo esta ideia parecida com a sua: tocando todos os dias 1hr ou 1horinha e meia. mas ainda estou um pouco receoso com o barulho que o instrumento faz, pois a vizinhança deve ficar P* da vida, kkkk.

vou seguir tua ideia da agenda para ter uma melhor organização e uma maior efetividade.

muito obrigado novamente!

att, gabriel.

(ah o email é: menonigabriel@live.com) valeu.

renattolopes

#4 Mensagem por renattolopes » 15 Fev 2017 14:23

fala, Gabriel. tudo certinho. rssr ah é, meus vizinhos me adoram também. mas não esquento com isso não. quantas vezes já não me encheram o saco com festas em dias e horários inapropriados? agora, quando eu era moleque e estava aprendendo a tocar, meus pais na época moravam em apartamento, e as vezes quando queria tocar anoite, eu ia para o carro, que ficava no estacionamento subsolo hehe

bem, vou mandar todos os arquivos que tenho aqui; tem bastante coisa. alguma coisa vai te servir. abraço e bom trabalho para você.

"A música é uma arte que encanta e deixa a alma tranquila e leve" - Adelmar marques marinho

Soprano P. Mauriat 76 II
Reed Frederick Hemke 2,5

Violão Hofma HMF 240

gjmenoni

#5 Mensagem por gjmenoni » 15 Fev 2017 18:41

fala renato. te agradeço mais uma vez pelo teu contato.

recebi aqui os arquivos. já vou mandar imprimir e encadernar todos. valeu mesmo.

com o tempo vou avisando dos meus progressos.

forte abraço e sucesso!

gabriel

renattolopes

#6 Mensagem por renattolopes » 16 Fev 2017 08:28

maravilha. boa sorte.

Soprano P. Mauriat 76 II
Reed Frederick Hemke 2,5

Violão Hofma HMF 240

rodrigoaf
instrumento: Sax Alto

#7 Mensagem por rodrigoaf » 20 Fev 2017 15:50

Olá pessoal, quem puder me enviar tmb os métodos agradeço muito. Vão ser de grande valia. Meu e-mail: rodrigo.cffd@gmail.com

Tenho estudado sozinho tmb, na verdade tem uns 6 meses que to tocando peguei apenas 2 aulas com professores, para ver questões de sopro e embocadura. o resto to me virando.
Já saiu alguma coisa hehehehe.

To estudando entre 1 hora a 1 hora e meia por dia, o sax que tenho é um Selmer antigo e nas notas graves os vizinhos ficam doidos tmb, principalmente um dia desses toquei a marcha nupcial.
A noite sempre coloco uma palheta mais leve e se for estudar durante o dia uma palheta mais pesada.

Abs.

renattolopes

#8 Mensagem por renattolopes » 24 Fev 2017 10:28

bom dia, rodrigoaf. envio sim, assim que eu puder eu te mando. fica em paz, e bons estudos.

Soprano P. Mauriat 76 II
Reed Frederick Hemke 2,5

Violão Hofma HMF 240

Bruno S.A.
instrumento: Saxofone

#9 Mensagem por Bruno S.A. » 27 Dez 2018 16:48

@renattolopes poderia me dizer que parte é essa do klose que você que usa , pois estou usando o método e tem umas partes no começo que é bem chata .

Meu e-mail é bruninhoalves155@outlook.com , se alguém pudesse me enviar métodos ou materiais ficaria muito grato :D

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico