Dicas para comprar meu primeiro Sax Tenor

Altos, tenores, barítonos e sopranos
Mensagem
Autor
João Sinval
instrumento: Saxofone

Dicas para comprar meu primeiro Sax Tenor

#1 Mensagem por João Sinval » 14 Jan 2019 17:01

Boa tarde, pessoal. Toco piano e violão faz uns 3 anos, comecei a me aventurar no mundo dos sopros faz pouco tempo e sou apaixonado pelo som do Sax Tenor, gostaria de saber qual sax vocês recomendam, não pretendo trocar de sax futuramente... por isso penso em comprar logo o tenor em vez de começar pelo alto.
O orçamento é no máximo 3 mil, vou viajar para nova york nesse fim de fevereiro, alguém sabe se lá é mais barato?
Dei uma pesquisada e vi que muitos recomendam o Eagle, mas ainda estou bastante inseguro
É isso, valeu, galera!n alegre alegre

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

Re: Dicas para comprar meu primeiro Sax Tenor

#2 Mensagem por condealisson » 15 Jan 2019 10:20

Bom vindo ao fórum João!

O ideal ao comprar um sax é levar alguém que conheça para testar junto, aqui tem um pouco sobre marcas:
viewtopic.php?f=1&t=17223
viewtopic.php?f=1&t=17203

Nos EUA encontrará instrumentos de excelente qualidade e com melhor preço que aqui sim, porém da mesma maneira deve conhecer um pouco da marca visada e testar.

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

condealisson
instrumento: Sax Alto/Tenor/Sop

#3 Mensagem por condealisson » 15 Jan 2019 10:21

Se informe também sobre o processo necessário para trazer o instrumento para o Brasil.

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

#4 Mensagem por F.O.X. » 16 Jan 2019 10:20

Bom dia, João. Tudo bem contigo?

A sua idéia é adquirir um saxofone tenor NOVO ou um USADO?

Se a sua idéia é adquirir um sax novo e estava dando uma olhada nos sax da Eagle, talvez exista um pequeno problema: acho que a Eagle é um saxofone com fabricação chinesa, e que recebe a sua "marca" no Brasil.
Talvez não encontre saxofones da Eagle nos EUA.

É mais provável que encontre saxofones feitos da mesma forma: chineses que recebem a marca americana. Mas nesse caso, creio que nenhum de nós consiga te ajudar muito.

A expectativa é que encontre por lá, saxofones com marcas mais tradicionais, mas com valores abaixo do que vemos no mercado brasileiro.

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

sirlei

#5 Mensagem por sirlei » 17 Jan 2019 12:38

Caso fosse hoje 3000 reais daria algo em torno de 790 dólares, com esse valor você pode achar saxofones nível estudante usados (yamaha 23 ou 21) ou chineses novos nos EUA, saxofones considerados "vintages" deram uma inflacionada nos últimos anos, por se tornarem cada vez mais raros devido sua boa procura principalmente fora dos EUA por colecionadores e entusiastas, antigamente se achavam esses sax "vintage" na faixa de 500 a 1000 dólares, hoje isso é praticamente impossível acontecer. Vale lembrar que como é o tenor por ser grande você provavelmente terá de despachar na empresa aérea para trazer, sendo assim terá de declarar, logo pagará imposto de importação que de praxe é 60% o valor da mercadoria mais ICMS estadual, ou seja acabará saindo mais de 3000 reais. Se for um Alto ou soprano dependendo do case você consegue trazer tranquilamente na cabine como bagagem de mão, assim escaparia da receita federal.

Um Abraço.

4 SAX: SOPRANO, ALTO, TENOR AND BARI
"MUITO MAIS TEM DEUS PARA DAR, GLÓRIAS AO SEU NOME!!!
Clarinete YCL-34
Soprano S880
Alto SAII
Alto VITO (YAS-21)
Tenor Super 20
Barítono B6

caiosax2
Contato:

#6 Mensagem por caiosax2 » 22 Jan 2019 13:35

Eu também penso em comprar um tenor este ano... estava muito parado com o alto... e adquiri um soprano que meu deu novo vigor. Acho que um tenor seria ainda mais entusiasmante.

Em termos de tenor, o som que eu mais curto é o do Kirk Whalum. Sei que ele usa um Julius Keilwerth profissional. Antigamente usava a boquilha Gary Sugal e agora adotou a Vandoren V16. Particularmente, prefiro a fase da Gary Sugal.

Considerando que minha referência de som é essa. E que eu NÃO TENHO A GRANA para adquirir um JK top de linha. Qual outro instrumento vocês indicariam de timbre próximo ao JK, porém com um preço mais acessível? Pode ser velho... não ligo.
Ouvi falar dos "Amati" que seriam da mesma fábrica. vocês conhecem? É muito diferente?

F.O.X.
instrumento: Sax tenor

#7 Mensagem por F.O.X. » 23 Jan 2019 11:39

Acredito que os saxofones da Amati sejam destinados a usuários diferentes dos da JK.

Confesso que nunca toquei ou comparei os dois, lado a lado. Tenho apenas um amigo que possui um tenor da Amati, e já fazem muitos anos desde a última vez que ouvi ele tocar.

Imagino que possam existir diferenças no timbre, causados pelo formato das chaminés dos modelos como os SX da JK. Embora tenha lido, em algum lugar que esse formato deles é uma chaminé com uma "falsa dobra".

ALTO-Yamaha YAS-82Z-Custom e Selmer Super Action 80

TENOR-Selmer Mark VI, King Super 20 e Selmer Super Action 80

SOPRANO-Yamaha YSS-675 e Yanagisawa 902

SAX-MIDI - Akai EWI 4000s

caiosax2
Contato:

#8 Mensagem por caiosax2 » 23 Jan 2019 15:26

E quanto a outras marcas? Vocês sabem de alguma que se aproxima dos JK?

Em tempo... e qto as series mais baixas (e mais baratas) da própria JK? Perdem muito? Ou tem uma característica sonora semelhante?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico